top of page
  • Por Isabel Cristina

Da moda ao medo: Os impasses externos por trás de um editorial


Que Campina Grande não só sedia, como vive o Maior São João do Mundo, todos nós já sabemos! Mas, o que ainda não tínhamos percebido era a diferenciação em relação a moda no período junino. São 30 dias de festa que se estendem pelo Parque do Povo, local de parada obrigatória dos turistas e conterrâneos para dançar aquele forró nos meses de junho e julho; e é por lá também que se ver de tudo, principalmente de moda! Com roupas de frio ou mais curtas, de bota, saltinho ou sandália rasteira, as mulheres campinenses e paraibanas, roubam os olhares para as suas produções, esperadas durante um ano inteiro para o famoso #PartiuPP.

Foto por: Bruna Couto

Mas não é só de bota e estampa xadrez que se faz o São João de Campina Grande. Com o passar do tempo a moda muda, porém não perde a sua essência. Nas lojas as peças com características citadas em nosso editoroal são a principal procura, e, afinal, quem não quer ficar linda e na moda pra curtir uma noite de forró na festa mais tradicional do Nordeste?

Começamos a observar a relação de moda com o São João nos meses que antecedem a festa, graças à extrema expectativa e preparativos por toda a parte da cidade. Com tantos motivos para valorizar a nossa cultura, fechamos parceria com a loja Glamour Acessórios e Kids que está localizada na rua Campos Sales no bairro do José Pinheiro em Campina Grande, e assim, pensamos num editorial espelhado na tendência atual, presente na loja, que está sendo estampada nos festejos de São João.

Mas, nem só de moda e glamour se resume nosso editorial. O grupo enfrentou muitas dificuldades externas, como por exemplo a definição da locação e o agendamento da data, pois, inicialmente o próprio Parque do Povo foi escolhido como cenário, por ser o principal lugar relacionado ao São João de Campina, e a data seria o dia 18 de maio. Entretanto, pela disponibilidade da loja, o trabalho foi adiado para o dia 25 de maio, data em que estava acontecendo a Greve dos Caminhoneiros, e, por motivos de locomoção da equipe, o editorial não pôde ser realizado em tal data. Com tudo isso, o dia 01 de junho, possível data de abertura d’O Maior São João do Mundo 2018, nos impossibilitou de usarmos o Parque do Povo como cenário para as fotos e então, tivemos que escolher um novo cenário “às pressas”. Por fim, o editorial [finalmente] foi realizado no dia 01 de junho no Via Mirante, uma vila de lojas localizada próximo ao Partage Shopping. A decoração do local foi o critério de escolha, bem como a ótima iluminação, os vários cenários em um só ambiente que o espaço fornecia.


Para nós, este editorial possibilitou a vivência literal de todos os impasses que podem fluir na produção fotográfica, nos fazendo entender que o “fluir” de nosso trabalho depende de condições conjuntas e despertando uma atenção para a importância da dinâmica em equipe. Conseguimos registrar o contraste entre a moda inverno e o São João e, além disso, realizar um belo editorial com participação de muitos parceiros, criando laços e memórias. Vivemos o fotojornalismo!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page