mariaeloizaaraujo

20 de dez de 20222 min

Movimento de Luta nos Bairros: busca constante por igualdade

REPORTAGEM: A esperança de uma vida melhor constrói pautas importantes que lutam pela reforma urbana em movimento sociais.

Formado por milhares de famílias sem-teto de todo o país, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) é um movimento social nacional que luta pela reforma urbana e pelo direito humano de morar dignamente. Os membros do movimento acreditam que a reforma faz parte da luta da classe trabalhadora para construir uma sociedade igualitária, digna e com direitos para todos.

Longe dos prédios e bairros nobres de Campina Grande, na Paraíba, crianças esperam ansiosamente para a noite do cinema, num canto esquecido por quase todos, e lembrado carinhosamente por alguns: o bairro Tambor.

Mãe do Kauan e à espera de seu segundo filho, Maynara Santos, 26, nasceu e criou-se na periferia da cidade, onde viu e viveu desde muito nova, as dificuldades que as famílias do lugar sempre tiveram que enfrentar. “Aqui todo mundo se conhece”, conta ela. Ingressou no MLB e passou a coordenar ações no bairro; como o cinema, que de maneira improvisada, recebe crianças com pipoca, refrigerante e muito amor.

Os convites para a noite tão esperada pelos pequenos, são feitos à moda antiga: de porta em porta, boca à boca; pois muitas pessoas da comunidade não possuem acesso à internet. A sala de cinema é a varanda, e a tela é o portão da casa de dona Preta, avó de Maynara. É ali, de maneira simples, que tudo acontece.

“Amo os dias de cinema, toda vez que tem, eu nem quero mais voltar pra minha casa”, Adryan de 8 anos.

Além de ações como essa, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, visa a luta pela moradia como pauta mais importante na luta pela reforma urbana, pois é através dela que consegue-se mobilizar pessoas, pressionar os governos e chamar a atenção para os problemas enfrentados pelo povo pobre nas grandes cidades.

 

Nesse sentido, é importante a organização e realização das ocupações. Visto que a ocupação educa o povo e mostra a necessidade de luta, desenvolvendo, assim, o espírito de trabalho coletivo, como acontece na comunidade do Tambor.

Confira mais fotos no slideshow:


FICHA TÉCNICA:
 
Cobertura Fotográfica: Ana Maria Caetano, Maria Eloiza Santos e Tamires Santos

Pós-produção: Maria Eloiza Santos
 
Reportagem: Ana Maria Caetano, Maria Eloiza Santos, Marta Marinho e Tamires Santos
 
Produção Textual: Tamires Santos
 
Supervisão Editorial: Rostand Melo

    1030
    8