• Por Igor Batista

Dualidade jornalista/ator: conheça o perfil de Hermano Jr


Dividindo sua vida entre ser jornalista e ator, Hermano Ribeiro da Silva Júnior (33), formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba, atualmente apresenta o programa “Diversidade” ao lado de Pollyane Mendes na TV Itararé, afiliada à TV Cultura em Campina Grande.

Tomou gosto pela arte desde a adolescência quando participou de uma oficina de teatro com o grupo “Gameleira” na cidade de Areia, na Paraíba e desde então passou a atuar no palco. “Você quando é adolescente passa por muitas crises, ‘quem você é?’, ‘o que fazer?’, ‘o que eu quero ser?’ e nessa época surgiu a oportunidade de fazer uma oficina de teatro (...) gostei, participei de algumas montagens e continuei”, disse ele. Atualmente está em cartaz na peça “Jack, o jacaré do Açude Velho” de direção de Saulo Queiroz.

O jornalismo só apareceu em sua vida quando terminou o ensino médio e foi prestar vestibular. Pretendia ingressar em uma profissão que estivesse ligada à área em que já atuava, então optou por “Arte e Mídia” na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e “Comunicação Social”, porém só foi aprovado na segunda.

“Na faculdade eu participei de muitos projetos de extensão, alguns ligados à comunicação comunitária com o professor Luiz Custódio, participei do ‘Repórter Junino’, na assessoria e produção do ‘Comunicurtas’, fui estagiário do SESC em 2009 e em 2010 surgiu a oportunidade de estagiar na TV Itararé dentro do departamento de programação (...) depois fui repórter, produtor e agora apresentador do programa ‘Diversidade’ voltado para a área da cultura”, acrescentou.

Ato 1: Hermano jornalista

"Você faz teatro e é jornalista, como é que você é tímido? Sou. A questão é que são situações que você vai vivendo e que vai aprendendo a lidar. São os macetes que a vida te dá para agir nessas situações", confessou em um momento de descontração.

Mas para ele o contato com a arte foi um fator muito importante para aprender a lidar com as câmeras e com o telespectador. "O fato de usar a imaginação que você também usa no teatro para poder falar, explicar, saber que aquilo vai ser entendido somente naquele momento e pensar em como se expressar da melhor forma. O teatro ajudou sim".

Ato 2: Hermano em cena

Dedicado sempre ao jornalismo cultural, Hermano Júnior revelou o desejo de ampliar sua área de atuação. “Tenho vontade de experimentar o jornalismo factual. Acho que vai ser um desafio para mim, enquanto jornalista, fazer outras editorias que não seja só cultura”, afirmou.

Fotos e reportagem: Elaine Campêlo, Igor Batista, Sarah Cristine, Thiago Ponsat e Vitória Silva

Texto: Igor Batista

Personagem: Hermano Júnior

Monitoria: Dalisson Markel

Supervisão Editorial: Rostand Melo

Locação: Teatro Municipal Severino Cabral

Agradecimentos: Erasmo Rafael , Zita Almeida , Beatriz Vieira.

#Teatro #Jornalismo #Retratos #Jobs

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados