• Coletivo F8

Dia da Fotografia: Grão Fino promove live com fotojornalista Alex Silveira




No Dia Internacional da Fotografia, comemorado em 19 de Agosto, o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) vai promover uma transmissão ao vivo com o fotojornalista Alex Silveira. A live marca também o Lançamento da 4ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia, evento acadêmico que será realizado de 24 a 26 de novembro. A live será realizada nesta quinta (19) a partir das 19h no perfil @graofino.fotografia no Instagram.


O grupo de pesquisa que promove a “Grão Fino” é formado por professores e pesquisadores da área de fotografia vinculados aos cursos de graduação em Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento também vinculado do projeto de extensão “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, com apoio da pró-reitoria de extensão da UEPB. A Live conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ).


Em junho deste ano, Alex Silveira obteve uma decisão favorável no Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o direito do fotojornalista de receber uma indenização do Governo do Estado de São Paulo por ter sido atingido por um tiro de bala de borracha enquanto realizava a cobertura de uma manifestação. O caso aconteceu em 2000 e, em decorrência do tiro, Alex perdeu a visão do olho esquerdo. Na época, o repórter fotográfico atuava para o jornal “Agora São Paulo”.


"Eu acho muito importante promover uma conscientização, principalmente para quem vai entrar no mercado sobre os problemas que a imprensa passa. Eu entendo a fotografia muito mais como resultado de transpiração do que inspiração. Claro que referências, técnicas e estudo ajudam muito, por isso que eu continuo fotografando, mas mais do que isso é importante promover um aperfeiçoamento do ser humano atrás da câmera”, afirma o fotógrafo.


Além de fotógrafo, Alex é 3d designer e estudante de Oceanologia.


A decisão é considerada um marco para a liberdade de imprensa e o exercício do jornalismo no país. O caso chegou ao Supremo depois que Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou o direito à indenização ao jornalista, que havia sido concedido em primeira instância. O TJ-SP que a responsabilidade pelos danos físicos sofridos seria do próprio jornalista devido ao fato dele ter se mantido no local durante o tumulto. Mas o Supremo corrigiu a decisão do TJ-SP por 10 votos a favor e apenas 1 voto contrário.


A conversa com Alex Silveira será mediada pelos professores Agda Aquino (UEPB), Paulo Matias (UFCG) e Rostand Melo (UEPB). O público poderá interagir diretamente com o convidado enviando perguntas durante a transmissão.


ARTIGOS E EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A live do dia da fotografia marcará ainda o lançamento de duas etapas da programação da Grão Fino: Semana de Fotografia. Será anunciada a abertura do prazo da chamada de trabalhos para a apresentação e publicação de artigos acadêmicos sobre fotografia. Uma das novidades desse ano será a convocatória para fotografias para a realização de uma exposição fotográfica sobre o tema “Fotografia e Educação”.



FICHA TÉCNICA:

Texto: Comissão Organizadora - Grão Fino

Supervisão editorial: Rostand Melo


28 visualizações0 comentário