top of page
  • ANA FLAVIA BEZERRA FARIAS

Educação de Qualidade: A escola como um estímulo para um futuro melhor


ECIT Nenzinha Cunha Lima. Foto: Ana Flávia Farias

A busca de uma melhor educação de qualidade visando ao incentivo de colocar os alunos como protagonistas do seu futuro é o método de ensino da Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima. Localizada no bairro do José Pinheiro, em Campina Grande, a instituição de ensino fundada há 25 anos é a pioneira do modelo integral de ensino na cidade.

Para garantir uma educação inclusiva e ao mesmo tempo promover oportunidades de trabalho aos alunos, a Escola Nenzinha Cunha Lima disponibiliza na grade curricular as matérias direcionadas ao futuro profissional dos estudantes e possibilita inscrições em programas educacionais que visam desenvolver habilidades aos alunos.


ECIT Nenzinha Cunha Lima. Foto: Jairo Fortaleza

Fabiana Silva, diretora da escola, nos explica que o modelo técnico integral oferece aos alunos disciplinas diversificadas que propõem uma diferenciação aos outros modelos escolares. A gestora nos conta que a escola possui matérias como: Estudo Orientado, Pós-Médio, Pré-Médio, Eletivas, Nivelamento e destaca a disciplina Projeto de Vida que tem como propósito o planejamento de aulas baseadas nos sonhos dos estudantes.


A gestora ainda ressalta sobre os cursos profissionalizantes oferecidos na instituição pública que são Marketing e Design de Interiores. Destacando a grande procura dos alunos pelos cursos técnicos oferecidos. Fabiana também fala sobre o diferencial de um aluno possuir um diploma técnico em mãos: “O aluno além de sair com o ensino médio completo vai ter um diploma profissionalizante técnico que lhe torna preparado e o diferencia no mercado de trabalho, pois sabemos que a cada dia o mercado se torna mais competitivo”, nos conta.

Os programas educacionais são um destaque e estão presentes no ambiente escolar da Nenzinha Cunha Lima. A dirigente Fabiana Silva nos relata que gosta de inovar incentivando aos seus alunos e professores a sempre participar de projetos educacionais, pela importância no ensino e para a instituição.


Confira mais fotos no slideshow


Um dos grandes exemplos da participação da escola em projetos educacionais é a estudante de Design de Interiores, Vitória Teodósio que foi aprovada no programa Conexão Mundo

desenvolvido pelo Governo Estadual que tem por objetivo selecionar alunos da segunda série do Ensino Médio para vivenciar uma experiência de intercâmbio. Os escolhidos são enviados aos seguintes países: Reino Unido, Canadá, Espanha, Chile, Argentina e Colômbia.

A aluna descreve com muita felicidade a experiência de participar e ser aprovada em um dos programas mais desejados pelos alunos das instituições públicas:

“Eu sempre me colocava pra baixo porque eu não imaginava que iria conseguir passar. E querendo ou não, eu tinha medo, porque é outra realidade. E quando eu recebi a mensagem que tinha passado, eu chorei, fiquei muito feliz. E estou muito ansiosa, pois essa oportunidade me ajudará daqui pra frente”.

Aluna Vitória Teodósio. Foto: Hellen Mayara Rocha

Buscando o destaque na educação de qualidade, a escola entrega aos seus alunos uma fórmula didática que de forma simples consegue desenvolver a independência profissional e fortalece o estímulo de habilidades em seus estudantes. Assim como o exemplo da estudante, Vitória Teodósio que vai vivenciar na Espanha, uma das maiores oportunidades da sua vida.

 

FICHA TÉCNICA:

Cobetura fotográfica: Ana Flávia Farias, Hellen Mayara Rocha e Jairo Fortaleza

Reportagem: Ana Flávia Farias, Hellen Mayara Rocha e Jairo Fortaleza

Supervisão: Rostand Melo

Locação: Escola Cidadã Integral Técnica Nenzinha Cunha Lima





262 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page