• Hélio Andrade, Eduardo Araújo e Mônica Paixão

Gestão financeira: aplicativo paraibano ajuda a controlar gastos



A falta de gestão financeira ainda é um dos problemas da sociedade brasileira. Controlar gastos é uma tarefa difícil para muitas pessoas, mas se mostrou necessária para evitar o acúmulo de dívidas durante a pandemia do novo coronavírus, que causou perda de renda para vários brasileiros. Para a economista Viviane Juliana, a pandemia ensinou a importância de possuir uma reserva de emergência.


Viviane menciona a ferramenta “sonhos” do aplicativo Julius Brasil, que incentiva o usuário a construir uma reserva, priorizando a construção ao invés do imediatismo. A economista foi uma das colaboradoras na criação do aplicativo. A plataforma, desenvolvida pelos estudantes de Ciências da Computação da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Daniel Coura e Daniele Coura, auxilia pessoas no registro de seus gastos.



Disponível gratuitamente para Android, o aplicativo foi lançado em abril deste ano e já obteve mil downloads, informa Daniel. A plataforma é destinada aqueles que estão começando a organizar sua vida financeira.


Nossa motivação diária é buscar soluções sem complicação a um conteúdo que embora tão presente é tão distante da maioria dos brasileiros, completa Viviane.


O projeto, que deu início a uma startup, foi vencedor na categoria educação da 8 edição do Campus Mobile, concurso de ideias e soluções para dispositivos móveis, promovido pelo Instituto Claro. "Nosso objetivo é unir a teoria da educação financeira na prática através do uso do aplicativo, e estamos caminhando para isto", disse a economista.


Questionada se os recentes incentivos à educação financeira através da internet têm influenciado o público de maneira produtiva, responde que sim e afirma: "educação financeira não é sobre prometer dinheiro fácil, mas ajudar pessoas a administrar melhor seus recursos através de boas decisões".


Em tempos de pandemia, Viviane aconselha “é necessário questionar-se sobre a necessidade ou desejo de um bem ou serviço antes de comprá-ló”. Para ela, um consumo consciente em tempos de bonança pode nos resguardar tempos de dificuldades.



FICHA TÉCNICA

Reportagem: Hélio Andrade

Fotografias: Eduardo Araújo e Mônica Paixão

Monitor: Manoel Cândido

Supervisão Editorial: Rostand Melo


#appfinanças #crisefinanceira #gestordedinheiro #contas #dinheiro #coletivof8 #uepb #fotoilustraçao #app #pandemia #coronavirus

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados