top of page
  • Andresa Costa e Vitória Felix.

Poses e timidez: Retratos de Evandro Teixeira no estúdio da UEPB

Atualizado: 27 de jul. de 2023


Biografia: Dedicatória de Evandro Teixeira no livro que conta sua trajetória

Evandro Teixeira se apresentou no primeiro dia da "Grão Fino - Semana de Fotografia" em 2019. A palestra de abertura foi na quarta-feira, mas ele ficou em Campina Grande até o domingo, então aproveitamos esse tempo para entrevistá-lo. Como sempre, foi super acessível e topou de primeira fazer o ensaio.


A equipe chegou cedo para montar o estúdio e foi uma ansiedade para o momento (no meu caso eu sempre fico ansiosa para os trabalhos). Além da equipe do trabalho, havia outros integrantes do Grão Fino que aproveitaram a deixa para fotografar o ídolo. A maior curiosidade da pré-produção foi quando alguns alunos ficaram conversando com Evandro e em um momento ele começou a falar sobre Vinicius de Moraes e a aluna Sarah Cristinne caiu nas lágrimas.


Emoção: Sarah Cristinne, aluna da UEPB, ouvindo as histórias de Evandro.

Entrando no estúdio, Evandro elogio e ficou impressionado com um ampliador antigo que fica na sala. Depois se sentou e ficou perguntando “o que eu vou fazer?” Enquanto a equipe o fotografava, pediu para que pegassem um livro do professor Rostand Melo que estava sob a mesa, que era uma biografia dele. Logo em seguida comecei a fazer perguntas e a conversa foi desenrolando, ele gosta muito de contar histórias e suas experiências, é praticamente um almanaque ambulante.


Evandro e as alunas Andresa Costa, Joyce Lima e Aluska Teberge.

Evandro Teixeira e Andresa Costa

Em algum momento deixei o equipamento em cima do braço da carteira e Evandro me deu um esporro “não coloca a câmera ai, coloca em baixo”. Eu ri e fiz o que ele mandou, depois olhei pra minha dupla e brinquei: “guardar pra vida que levei esporro de Evandro Teixeira”.


Por fim quando achávamos que teria acabado a conversa, ele brincou e falou que contaria uma última história porque se não passaríamos o dia dentro do estúdio. Contou sobre uma vez que o jornal o mandou para cobrir um evento de moda em Paris, mas esqueceram de credenciá-lo no evento. Mas Evandro estava tão determinado em fazer seu trabalho que burlou as regras, falsificou um crachá e cobriu o evento. Mesmo assim foi pego no pulo pela organizadora que ficou admirada com a coragem que acabou o credenciando e deixou que tirasse as fotos. Ele contou que no final ficou amigo da “velha” e quando ia a Paris sempre levava mimos para ela, mas deixou o ramo da moda porque achou muito “fútil”.


Evandro Teixeira no Laboratório de Fotojornalismo da UEPB.

O resultado do ensaio fotográfico e da entrevista com o mestre do fotojornalismo brasileiro você confere aqui.


A quarta edição da Grão Fino Semana de Fotografia seria realizada em 2021 em formato on-line, entre os dias 24 e 26 de novembro. Inscrições gratuitas! Mais informações no perfil oficial do evento no Instagram.

 

Ficha Técnica

Monitoria: Joyce Lima

Supervisão editorial: Rostand Melo





39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page