O avanço na vacinação garantiu à Paraíba o 4º lugar entre os estados que mais vacinaram pessoas.

11 de março de 2020. A data ficará marcada na história pela decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS) de decretar estado de pandemia para a Covid-19. Cinco anos após o início da pandemia, a Paraíba alcançou o 4º lugar entre os estados brasileiros que tem mais pessoas imunizadas com pelo menos duas doses da vacina.
Segundo dados Ministério da Saúde, 90,7% da população paraibana recebeu duas doses da vacina contra a COVID-19 até 09 de março de 2025. Entre os estados do Nordeste, a Paraíba ocupa a 2ª posição, ficando a atrás apenas do Piauí, que também libera o ranking nacional com 93% de cobertura vacinal. ,São Paulo (92.6%) e Distrito Federal (92.6%) também estão à frente da Paraíba.
até são mais de 79,85% da população no estado que já receberam as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. A Paraíba tem 66,25% da população com idade entre 12 e 17 anos com o esquema vacinal completo. No que diz respeito a imunização das crianças de 5 a 11 anos, essa ainda está na fase de cobertura vacinal.
A seguir, imagens produzidas pela equipe do Coletivo F8 durante a vacinação no município de Campina Grande em 2022.
Imagens produzidas por Maria do Socorro Araújo Pereira e Karina Marques
É importante lembrar que, em março de 2022, quando as fotografias foram produzidas, estávamos há quase dois anos vivendo em meio à uma crise pandêmica, e estávamos comemorando a chegada de novas doses dos imunizantes para crianças. Ao relembrar março de 2020 e março de 2022, o sentimento já era outro em relação a crise sanitária, podendo celebrar e aprender a viver nesse novo normal.
Atualmente, o Município de Campina Grande está com 79,51% da população vacinada com pelo menos duas doses, conforme dados do Ministério da Saúde atualizados em março de 2025.
Apesar do avanço na vacinação e reabertura de estabelecimentos comercias, o retorno ao “novo normal”, precisou ainda de cuidados que não poderiam ser negligenciados, com a população precisando redobrar os esforços e manter o distanciamento.
Quanto a vacinação em crianças, a Paraíba distribuiu até março de 2022 cerca de 211.575 doses de vacina infantil para os 223 municípios, o suficiente para a cobertura de 54% do público-alvo da campanha. Até então, foram aplicadas 45.275 doses em crianças com idade de 5 a 11 anos, o que corresponde a 13,12% da população estimada desta faixa etária. Destaca-se uma grande campanha do Governo do Estado, no intuito de conscientizar os pais e familiares a levarem seus pequenos para se vacinar, mantendo-os seguros em meio ao cenário pandêmico.
Atualizando os dados, a Paraíba atingiu em março de 2025 a marca de 69,4% de crianças com idade entre 5 e 11 anos vacinadas com duas doses e 31,9% com três doses.
Imagens produzidas por Karina Marques
NOVO NORMAL
Enfrentamos nesse período uma das maiores crises da história recente da humanidade. São milhares de vítimas, colapso no sistema de saúde, diversos desempregados, números altíssimos de evasão escolar, entre outros efeitos. Enquanto a população avançava com o número de vacinados, começamos a experimentar um "novo normal". A pandemia remodeu a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos.
Diante do cenário do Covid-19, é notório que houve sérias restrições, principalmente, para impedir a entrada massiva de novas variantes no país. Entretanto, devido a forte adesão do público à vacinação, percebe-se em março de 2022 uma leve baixa de casos, o que possibilitou a abertura do comércio. Estabelecimentos como bares, casas de shows e estádios foram sendo reabertos seguindo o protocolo de medidas sanitárias vigentes. Uso de máscaras, álcool em gel, limite máximo de pessoas, comprovante de vacinação, esses são alguns dos exemplos para a prevenção e consequentemente controle do vírus.

Vacina boa, é vacina no braço! Vacinar-se é receber uma dose de esperança, é indispensável para combatermos esta crise sanitária, apenas distanciamento não é suficiente para evitar a proliferação do vírus. Todavia, víamos diariamente cenas de lugares lotados e pessoas sem máscara, mesmo com um protocolo a ser seguido fielmente, nem todas as medidas propostas foram de fato utilizadas por todos.

Série Pandemia 5 anos:
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou a classificação da Covid-19 para pandemia, indicando que a doença já havia se alastrado por todos os continentes. Naquele dia, os dados oficiais apontavam que mais de 118 mil pessoas já tinham sido infectadas em 114 países. O Brasil, já tinha 52 casos confirmados da doença. O estado de pandemia foi mantido pela OMS até 5 de maio de 2023.
Para marcar essa data histórica, o Coletivo F8 inicia hoje uma série especial sobre os 5 anos de pandemia, com reportagens produzidas por estudantes do curso de Jornalismo da UEPB.
Expediente:
Reportagem: Karina Kelly Marques dos Santos Silva; Maria do Socorro Pereira Araújo; Marina Cavalcante Lima; Mikaely Borges Faustino
Fotografia: Karina Marques, Marina Cavalcante e Maria do Socorro Araújo Pereira
Supervisão editorial: Rostand Melo
Comments