top of page
  • Léia Marques, Rossana Iandja e Stefhany Nascimento

Por trás de um ensaio medieval: Confira detalhes dos bastidores


Foto: Rostand Melo

Por volta do Século XI d.C., a vestimenta era um fator de diferenciação social. Quanto maior o prestígio, mais ornamentada ela era. A seda era um tecido exclusivamente destinado para o nobres e ricos, enquanto o linho era usado para as roupas dos bárbaros. Em base disso, uma equipe formada por seis estudantes de Jornalismo resolveu produzir um editorial de moda através da disciplina de fotojornalismo, ministrada pelo professor Rostand Melo, na UEPB.

Encontrar as roupas foi uma etapa bastante difícil, então os estudantes utilizaram peças de roupas de familiares, tecidos, vários cintos e outros acessórios que assemelhassem com o estilo da época e assim foram conseguindo montar as vestimentas tanto feminina e masculina. O cenário para as fotos foi criado em um laboratório da Central de Aulas da própria Universidade. As modelos usaram tecidos de lençóis como saias, sendo usado até grampeador para que saias ficassem ajustadas na hora da foto, tendo uma produção de looks improvisados que pudessem entrar no contexto medieval que queríamos.

Os acessórios utilizados foram pensados na hora, com jóias a partir de uma única peça que serviram tanto como uma gargantilha e uma tiara para o cabelo. A ideia foi transformar tudo o que estivesse ao alcance. Para dar a impressão de dois tipos de cenas, os alunos utilizaram um banco retirado do 3° andar da Central de Aulas, e outro emprestado de um dos funcionários dali, mantendo sempre uma noção de algo no contexto medieval. Também foi utilizado dois fundos infinitos, cinza e preto, no qual todos os modelos usaram e obtivemos resultados harmoniosos aos nossos olhos.

FICHA TÉCNICA:

Supervisão Editorial: Rostand Melo


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page