top of page
  • Renata Jordão

Festa Literária de Boqueirão comemora sua 10ª edição



Começou nesta quarta-feira, 11, a décima Festa Literária de Boqueirão, realizada pela Associação Boqueirãoense de Escritores. Neste ano, o evento tem como tema “Todas as emoções se dão através das palavras” e, homenageia Bráulio Tavares, escritor paraibano e pesquisador de literatura.

A abertura contou com apresentação musical da Filarmônica Nossa Senhora do Desterro, além da participação dos escritores Bruno Gaudêncio e João Matias, realizando a palestra “Bráulio Tavares, da Tradição Popular à ficção científica”, finalizando a noite com a Banda Sona.

A FLIBO 2019 está com uma extensa programação durante os próximos dias 12, 13 e encerra no Sábado, 14. Serão ministradas palestras, oficinas, minicursos e haverão apresentações de peças teatrais e grupos musicais. Também, há a “flibinho” que é focada em uma programação feita por crianças e para crianças. Durante as quatro manhãs da festa, algumas escolas foram convidadas a partilhar conhecimentos e, depois, ouvir à contação de histórias.



Mirtes Sulpino, a criadora da FLIBO e integrante da ABES, conta que a primeira FLIBO aconteceu no Clube Municipal, mas só a partir do terceiro ano a festa tomou a praça da cidade. Além disso, a 6ª edição foi premiada com Fundo de Incentivo à Cultura. Ela lembra com ternura que o evento deu gás para que outras Feiras Literárias surgissem em cidades circunvizinhas.

Além de Bráulio, todas as outras edições contaram com diversos outros homenageados. Sendo eles Ronaldo Cunha Lima, Ariano Suassuna, Lourdes Ramalho, Vinícius de Moraes, Maria Valéria Rezende, Leandro Gomes de Barros, Anayde Beiriz, Chico Buarque e Clarice Lispector.


DOCUMENTÁRIO

Para comemorar os dez anos, os colaboradores da assessoria de comunicação passarão os dias captando imagens para um documentário audiovisual, que abordará a história e grandes momentos do evento. Os estudantes de Jornalismo da UEPB, Gabriel Heitor Alves, Renata Jordão, Carol Diógenes e Thaís Alves estão responsáveis por toda a produção.

“A ideia surge primeiramente por causa da data. São 10 anos de um evento pioneiro na Paraíba e é válido registrar essa edição que é mais do que um evento, é uma comemoração. Penso que a realização do documentário é importante porque a FLIBO tem uma história belíssima, que faz parte da cultura do nosso estado e isso deve ficar registrado, além de que, é também uma oportunidade de dar voz a quem está por trás do evento e nem sempre tem chance de falar sobre seu envolvimento na festa.”, afirma Gabriel.

A programação é aberta a todo o público na Praça da ABES, começando às 19h nestas quinta e sexta-feira. No sábado, os espectadores são convidados desde as 14h, encerrando às 21h.

Texto: Renata Jordão - @renataljordao

Edição: Thaís Alves - @thamarcely

Fotos: Carol Diógenes - @caroldiogenesm e Rafaela Costa - @raffaeous

Supervisão Editorial: Rostand Melo - @rostandmelo


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page