• Artur Cezar, Mayrlla Lima, Rennaly Oliveira

Paraibana pioneira do Dembow Dance conquista reconhecimento nacional


Dançarina desde os cinco anos de idade, Giordana Leite, 24 anos, sempre teve apresso pela arte. Incentivada pelo pai, que é músico, ela também se tornou cantora e compositora. Atualmente ministra aulas no Teatro Municipal Severino Cabral e no Projeto e grupo Social Dembow Dance, que produz o maior evento de Reggaeton do País. A paraibana é considerada pioneira do estilo no Brasil e seu trabalho está ganhando destaque nacional.

"Me falaram que não é qualquer dança que se apresenta em palco e hoje em dia eu mudei isso. Estou dentro de um teatro mostrando".

Giordana também integra o grupo “Sinta Liga”, que reúne as principais artistas do Hip Hop paraibano. Além disso, atua como cantora e compositora, postando seu trabalho em seu canal no Youtube “Giordana Leite”, que contém diversos vídeos clipes, compostos pela artista.

Nascida na capital da Paraíba, João Pessoa, era uma aluna bastante participativa nos eventos da escola e aos quinze anos já tinha uma vasta experiência na área. Mudou-se então para a cidade de Campina Grande-PB e ingressou no curso de Educação Física, no qual é graduada (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Tendo em vista que sua paixão era a dança, seria necessário o estudo de suas técnicas e a partir daí várias oportunidades foram surgindo. Foi convidada para o Grupo de Pesquisa “Corpo, Educação e Linguagem” na própria universidade, no qual atuou como voluntária estudando e analisando o papel da mulher e do homem na dança e do tratamento do corpo, aprofundando-se na área.

Confira o ensaio fotográfico com Giordana no Slide-show:

Aos 19 anos, recebeu o convite para ministrar aulas de dança contemporânea e Balé Clássico, pelo então diretor do Teatro Municipal de Campina Grande, Saulo Queiroz. A partir daí começou a pesquisar sobre o Reggaeton: estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha e foi estimulada a criar um projeto para dar aulas de dança, dos estilos que mais se identificava.

Assim, surgiu o projeto Dembow Dance, que engloba diversos estilos musicais, principalmente o Reggaeton cujas influências passam pelo Dancehall, Afrohouse, Quizomba e Salsa, tornando o projeto uma fundamentação do ritmo panamenho, no qual se tornou a pioneira no Brasil.

Com determinação e força de vontade, Giordana lutou (e ainda luta!) contra o preconceito em relação ao seu estilo de dança, que para muitos é visto como algo obsceno e de conotação sexual. "Os jurados tinham dito que eu era muito promiscua, porque eu estava rebolando no palco", relata sobre um concurso que participou no ano de 2014.

Participou de programas na TV, como, Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo de Televisão em novembro do ano de 2017. Através da sua dedicação e trabalho, a artista foi obtendo reconhecimento regional e nacional.

FICHA TÉCNICA:

Fotografia e Reportagem: Artur Cézar Soares, Mayrlla Alves, Rennale Oliveira, Viviane Santos, Wilma Agra.

Pós-produção: Dalisson Markel

Monitoria: Mayara Bezerra

Supervisão Editorial: Rostand Melo

Locação: Teatro Municipal Severino Cabral

Agradecimentos: Erasmo Rafael, Zita Almeida, Beatriz Vieira (direção e equipe do Teatro Municipal).

#Retratos #DANÇA #Reggaeton

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados