• Carol Diógenes, Gabriel Heitor Alves e Thaís Alves

"Melhor dar informação verídica do que furo", diz Diogo do G1PB


Diogo Almeida, repórter do G1 Paraíba, foi convidado para um bate-papo com os estudantes do curso de Jornalismo da UEPB (onde se formou em 2014), na manhã de sexta-feira, dia 29 de Março, no Auditório I da universidade. O jornalista contou um pouco da sua rotina no portal e no G1 em um minuto e ressaltou:

"Uma tarefa atual do jornalista é ser a resposta que as pessoas estão buscando. O jornalismo, mais do que noticiar o factual, é serviço."

Diogo mencionou a importância do jornalista ser multifacetado, saber fazer tudo necessário dentro e fora das redações e investir na verdade e não no imediatismo presente no jornalismo atual.

"Nessa época de redes sociais, o furo é perdido."




Além de jornalista, Diogo Almeida também é músico e percebeu a necessidade de criar algo direcionado à divulgação da música paraibana. O projeto Som Nascente, co-criado com a amiga Gi Ismael, começou na plataforma G1 Música e contava com episódios focados em mostrar novas bandas por toda a Paraíba. Os episódios continham uma entrevista e a gravação de três músicas. Após duas temporadas na web, o Som Nascente migrou para a Rádio Cabo Branco e, semanalmente, divulga não só as novas bandas, mas todos os lançamentos da música Paraibana, como videoclipes, shows e álbuns.

Diogo faz parte de duas bandas, uma de rock, a Four Axis e a Kill The Boss, que produz música eletrônica inspirada em videogames. Como um dos criadores do programa, as suas bandas, idealmente, não poderiam ser divulgadas no Som Nascente, mas ele destaca que é satisfatório de igual maneira, pois, o seu lado músico fica feliz em saber que está divulgando amigos do ramo e do seu estado, dando justiça ao seu talento e, enquanto que o lado jornalista também se alegra, porque desde o início do programa, os acessos ao G1 Música só cresceram. Ele também menciona que o projeto o fez ingressar no Jornalismo Cultural, que é uma de suas grandes paixões.

Recentemente, Diogo passou a assumir o programa sozinho, mas relatou ao coletivo que está à procura de um novo parceiro. Seus planos para o futuro são aumentar ainda mais o alcance do Som Nascente, voltando a publicar também no G1, além da Rádio e criar uma plataforma digital para o programa.


FICHA TÉCNICA

Texto: Thaís Alves.

Fotografia: Carol Diógenes e Gabriel Heitor Alves.

Edição: Gabriel Heitor Alves.

Supervisão : Maria Zita Albasan

Agradecimento: Rostand Melo.

#música #batepapo #jornalismoonline

0 visualização

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados