top of page
  • Angellyka Kelly, Bruna Tiburtino, Débora Macedo

Por trás da foto - Regulando luz e foco



Primeiros momentos do ensaio, regulando a luz rebatida

Nesse “Por trás da foto” falaremos do nosso ensaio com o comediante e palhaço Erickson Canuto, no qual propusemos fazer o uso da luz dura para desenhar bem as expressões dele. Desse modo, fotografamos em situação de pouca luz já que utilizamos o Teatro Municipal Severino Cabral como cenário. As fotos foram feitas no hall principal, no camarim e nas cadeiras da plateia.

Nossa maior dificuldade estava em controlar a iluminação já que estávamos utilizando o flash, em alguns momentos fizemos uso do rebatedor e da sombrinha pra que o efeito se aproximasse do desejado, a camisa que estava sendo usada pelo nosso personagem trazia umas letras brancas que dificultaram o equilíbrio das cores quando o flash rebatia. Pudemos também aprender a regular de forma mais precisa o foco da câmera e alternamos entre uma lente 50mm, uma 105mm fixa e uma grande angular.

Quando caracterizado como o palhaço Sony, foi sugerido que ele fizesse alguns saltos para que pudéssemos fazer a foto no ar, congelando o movimento, foram feitas várias tentativas até que conseguíssemos a foto da maneira como idealizamos. Outro momento bastante divertido foi quando foi sugerido ao palhaço que se escondesse entre as cadeiras da plateia do teatro, as fotos ficaram divertidas e espontâneas, revelando o lado traquino do palhaço Sony.

Foi um momento descontraído e era fácil conseguir boas fotos com o modelo que era expressivo, divertido e espontâneo.

A disciplina de fotojornalismo tem ganhado destaque entre as disciplinas do segundo período de Jornalismo da UEPB por nos tirar da zona de conforto e nos transportar da sala de aula para vivenciar as práticas do fotojornalismo, nos permitindo solidificar nosso conhecimento com orientação ativa do prof. Rostand Melo e do monitor Dallisson Markel, corrigindo nossas falhas e nos levando a um processo de aprendizagem prática da técnica ensinada.


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page