top of page
  • vitoriaramirez

O sentimento fotográfico da cultura de Campina por Emanuel Tadeu


Campina Grande se destaca por ser uma cidade interiorana com grande potencial em muitas áreas: educação, economia, e principalmente na cultura. Também é conhecida por organizar o "Maior São João do Mundo", evento junino que ocorre na cidade durando cerca de 30 dias, atraindo turistas de vários lugares do Brasil e do mundo.


A Rainha da Borborema, como assim é chamada, vem ganhando ainda mais destaque na internet, através de publicações em redes sociais. A globalização faz com que as informações circulem em maior velocidade, se expandindo facilmente entre as pessoas. Nesse contexto, muitos profissionais tem usado o meio digital para atrair novos olhares para os seus trabalhos.

Entre eles, estão os fotógrafos, que ao publicarem seus registros nas plataformas digitais, tornam o conteúdo mais acessível publicamente. Emanuel Tadeu, é um fotógrafo campinense, reconhecido pelos seus trabalhos na cobertura do São João de Campina Grande, tendo suas fotos publicadas em vários veículos de comunicação.


Em 2015, Emanuel participou de um projeto do seu curso de publicidade, sendo responsável por fotografar as competições das quadrilhas juninas na Pirâmide do Parque do Povo, tornando seu primeiro contato fotográfico sobre o São João de Campina. Nas fotos, são exploradas delicadamente, a emoção humana, a mistura de cores e brilhos, enfatizando também as expressões dos dançarinos, remetendo a importância sentimental por trás da apresentação.





As fotos repercutiram logo após serem publicadas em suas redes sociais, chamando atenção não só dos internautas, como também da equipe de mídia do "Maior São João do Mundo", dando a Emanuel, a oportunidade de estagiar para a prefeitura da cidade durante dois anos. Sua experiência no estágio renderam bons frutos, pois logo em seguida, Emanuel tornou-se o fotógrafo oficial do São João de Campina Grande.


Com a responsabilidade de contar a história e a cultura do São João de Campina Grande, o fotógrafo remete seu amor pelo evento através do seu trabalho fotográfico. Enfatizando bem as cores e a composição dos elementos do cenário, Emanuel consegue representar não somente a alegria da festa, mas também as características originais do cenário nordestino.



Vista aérea do Parque do Povo, um dos principais pontos onde ocorre a festa "Maior São João do Mundo", a imagem retrata a grandeza e expansão do evento. Pelo ângulo da foto, pode-se observar a proporção da festa não só pelo tamanho do espaço, como também na quantidade de pessoas que frequentam o local.


Comemorações regionais, são responsáveis por movimentar a economia de uma cidade, mas, não se baseiam somente na grandeza das apresentações. Eventos de grande porte, geram renda a centenas de famílias que utilizam o comércio para trazer sustento para casa. A equipe técnica, equipe de limpeza, músicos, artistas, dançarinos, artesãos, são figuras importantes para fazer a festa acontecer.


Emanuel Tadeu / www.vivacampina.com.br


A pandemia ocasionada pelo Covid-19 impactou a rotina das pessoas, restringindo aglomerações, e afetando principalmente, o setor de eventos. Os festejos do São João de Campina estão suspensos desde 2020, trazendo aquele sentimento de vazio para os campinenses e artistas regionais.


Por conta dessa mudança, em 2020, Emanuel criou o projeto "O descolorir da tradição - Sonhos em quarentena". A exposição consta em fotografias em preto e branco, remetendo o desfoque e brilho da alegria do São João, apresentando a realidade dos profissionais que atuam no evento da cidade, como artistas, quadrilheiros, costureiros, etc.


“As fotos expostas relatam a descontinuação da cor que da vida e mostram também os sonhos, em quarentena, daqueles que são um dos maiores responsáveis por fazer a festa acontecer. É necessário passarmos por isso, com a convicção que irá voltar, pois o São João encontra-se ausente, nesse momento, mas ele vai voltar – perspectiva”, conta Emanuel.


 

FICHA TÉCNICA:

Fotógrafo homenageado, autor das fotografias analisadas: Emanuel Tadeu

Monitoria e Redes Sociais: Manoel Cândido, Josineide Barbosa e Louise Viana

Supervisão editorial: Rostand Melo



*Observatório de fotojornalismo:

O Coletivo F8 optou por produzir análises sobre produções de fotojornalismo realizadas e publicadas entre 2020 e 2021 como alternativa de manter a produção acadêmica dos estudantes de fotojornalismo da UEPB, respeitando os protocolos de distanciamento social. São analisadas fotografias publicadas em revistas, jornais ou portais de notícias e que abordam temas diversos, mas que foram produzidos no contexto da pandemia.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page