top of page
  • Arielly Uchoa, Adriano Nazário, Antônio Jr

Moda: Odara! Estilo inspirado nos Orixás


Um estilo de Moda que traz a valorização de religiões africanas fazendo referências aos orixás do candomblé.

O Candomblé é uma religião de matriz Africana trazida ao Brasil por meio dos povos que aqui foram feitos de escravos. Um dos costumes dessa religião é o culto aos deuses da natureza conhecidos como Orixás. Acredita-se, inclusive, que esses Orixás são ancestrais africanos divinizados.

No Brasil essas religiões são bastante discriminadas desde que aqui chegaram. Os povos africanos que foram escravizados eram proibidos de cultuar seus deuses e por esse motivo usavam os santos católicos como representação de seus orixás. Essa intolerância religiosa não foi extinta, principalmente em um país que, apesar de laico, tem uma predominância do cristianismo, por esse motivo o tema é sempre tratado como tabu.

A proposta deste ensaio é trazer uma valorização desta cultura fazendo uma representação de alguns dos orixás na moda. Iemanjá, conhecida como a rainha das águas, tida como a mãe da maioria dos orixás. A protetora dos pescadores e jangadeiros é retratada pela predominância dos tons azuis e brancos além da composição do cenário, composto por águas ao fundo.

Oxóssi é tido como o deus caçador. Suas principais características são a astúcia, a inteligência e a cautela. Ele é também conhecido por ser o senhor da floresta e de todos que nela habitam e, portanto é representado principalmente pelos tons verdes e pelo cenário composto por plantação.

Iansã é orixá dos ventos e dos raios e é relacionada com o elemento fogo .

É ela quem comanda as tempestades e o espírito dos mortos. Iansã é uma guerreira por vocação e é também dona de uma grande sensualidade sua representação aqui é feita principalmente pelo dourado do turbante e dos acessórios.

287 visualizações0 comentário
bottom of page