top of page
  • Por Igor Batista e Vitória Silva

Entre luz e sombra: os desafios de fotografar em um teatro



Convidamos o ator e jornalista Hermano Júnior (apresentador do programa “Diversidade” na TV Itararé, afiliada à TV Cultura em Campina Grande) para praticarmos a produção de retratos no Teatro Municipal Severino Cabral.


O dia estava nublado, o que facilitou a construção das fotos, pois exigia menos manipulação de luz. Com o anseio de criar uma dualidade entre suas duas profissões, iniciamos os trabalhos na parte externa do espaço, buscando utilizar a luz natural para compor e montar uma cena que parecesse a cobertura de uma notícia “factual”. A nossa maior preocupação, no momento, era furtarem o material.


Passamos então para o interior do teatro e, dessa vez, o que era a nosso favor passou a ser contra. A dificuldade - diferente do lado de fora - era a pouca luz que havia no palco principal. Por conta disso fomos obrigados a passar para o Miniteatro Paulo Pontes, que apesar de ser um espaço pequeno, tinha uma luz agradável e suficiente para fotografarmos o lado artístico de Hermano, agora caracterizado como ator.


Apesar de trabalhar com algo em que está sempre de frente para um público, o nosso personagem, de início, parecia envergonhado, mas a cada foto - e com ajuda de uma de nossas colegas que é sua amiga e parceira de tablado - ganhávamos confiança, e sua desenvoltura e postura frente a nossa câmera mudaram no decorrer da produção - o que de início parecia acanhado passou a ser “espontâneo”.


Em um momento final e de descontração tivemos um bate-papo onde o convidado falou sobre essa relação de ator e jornalista, quando e como isso despertou e falou um pouco das suas experiências, inclusive com as aulas de fotografia no seu tempo de aluno de Comunicação, também da UEPB.

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page