• Por Igor Batista e Vitória Silva

Entre luz e sombra: os desafios de fotografar em um teatro



Convidamos o ator e jornalista Hermano Júnior (apresentador do programa “Diversidade” na TV Itararé, afiliada à TV Cultura em Campina Grande) para praticarmos a produção de retratos no Teatro Municipal Severino Cabral.


O dia estava nublado, o que facilitou a construção das fotos, pois exigia menos manipulação de luz. Com o anseio de criar uma dualidade entre suas duas profissões, iniciamos os trabalhos na parte externa do espaço, buscando utilizar a luz natural para compor e montar uma cena que parecesse a cobertura de uma notícia “factual”. A nossa maior preocupação, no momento, era furtarem o material.


Passamos então para o interior do teatro e, dessa vez, o que era a nosso favor passou a ser contra. A dificuldade - diferente do lado de fora - era a pouca luz que havia no palco principal. Por conta disso fomos obrigados a passar para o Miniteatro Paulo Pontes, que apesar de ser um espaço pequeno, tinha uma luz agradável e suficiente para fotografarmos o lado artístico de Hermano, agora caracterizado como ator.


Apesar de trabalhar com algo em que está sempre de frente para um público, o nosso personagem, de início, parecia envergonhado, mas a cada foto - e com ajuda de uma de nossas colegas que é sua amiga e parceira de tablado - ganhávamos confiança, e sua desenvoltura e postura frente a nossa câmera mudaram no decorrer da produção - o que de início parecia acanhado passou a ser “espontâneo”.


Em um momento final e de descontração tivemos um bate-papo onde o convidado falou sobre essa relação de ator e jornalista, quando e como isso despertou e falou um pouco das suas experiências, inclusive com as aulas de fotografia no seu tempo de aluno de Comunicação, também da UEPB.

#Teatro #Iluminação #Bastidores #Portrásdafoto

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados