top of page
  • Élida Matos e Letícia Costa

Aulas remotas: os desafios de estudar em casa na pandemia

Atualizado: 11 de mai. de 2021



A paralisação das atividades escolares em Campina Grande ocorreu dia 18 de Março deste ano e desde então a rede pública de ensino da cidade, assim como em muitas outras localidades, se viu na obrigação de aderir ao modelo de ensino remoto das aulas dando continuidade as atividades. Porém, professores e estudantes sentiram dificuldades no processo de adaptação que para eles é um novo modelo de ensino.


Petrônio Júnior, 11 anos, está atualmente no 6º ano do ensino fundamental é mais um dos estudantes da rede pública de ensino da Paraíba que viu sua rotina, de se deslocar até a escola, ser interrompida diante do cenário de pandemia, tendo assim que se adaptar a um novo modo de ensino e aprendizado: O modelo das aulas remotas.


Esse é o caso do estudante Júnior, que desde o início de suas aulas remotas teve algumas dificuldades para se adaptar e realizar as atividades escolares nesse período de quarentena. O exemplo mais claro dessas dificuldades é a falta de concentração e a continuidade do horário das aulas para estudantes dessa faixa etária.



Além disso, a inadequação de equipamentos eletrônicos para acompanhamento das aulas remotas, local inapropriado de estudos e a falta de uma boa conexão de internet, são fatores presentes no dia a dia de grande parte dos estudantes, o que dificulta o processo de aprendizagem.


Diante de toda essa situação, o que resta para professores e alunos é procurar se adaptar da melhor maneira possível, haja vista que essa pandemia ainda está um pouco distante de seu fim.


Confira mais fotos no slideshow:

 

Ficha técnica

Fotografia e reportagem: Élida Matos e Letícia Costa

Supervisão editorial: Rostand Melo


*Fotoilustrações na pandemia:

O Coletivo F8 optou por produzir matérias do gênero “ilustrações fotográficas” durante a pandemia como forma de manter a produção dos estudantes de fotojornalismo da UEPB respeitando os protocolos de distanciamento social. As fotoilustrações permitem ao fotógrafo criar uma cena com o objetivo de representar visualmente um tema ou pauta. O uso de objetos, cenários e, em alguns casos, edição de imagens é comum neste gênero



39 visualizações0 comentário
bottom of page