top of page
  • Arthu Alexandre e Larissa Moura

Cadê o São João que estava aqui? A pandemia do Coronavírus levou



Pelo segundo ano consecutivo, o Parque do Povo não será palco para as alegrias dos festejos juninos. Esse ano não tem São João. Esse ano não tem chapéu de palha e bota. Esse ano não tem a dose de "juízo" nem a famosa cana com mel. Alerta: Essa publicação contém gatilhos de saudade.


No ano de 2020, devido à disseminação do coronavírus, a prefeitura de Campina Grande-PB optou por cancelar o evento do Maior São João do Mundo pela primeira vez em quase 40 anos. A notícia, que pegou os campinenses de surpresa, fez a Joana D’arc Barbosa (47), professora de história da rede pública de ensino, entender que realmente o cenário de pandemia era real:


“No começo da quarentena eu nem dei tanta importância, não vou mentir, mas depois, quando os dias foram passando, o São João foi cancelado, as escolas foram fechando, aí eu comecei, de fato, a me preocupar.”

A ausência da tradicional festa junina impactou diretamente no cenário econômico da cidade, tendo em vista que centenas de comerciantes e ambulantes locais aproveitavam os 30 dias de folia para garantir seu sustento e aumentar sua renda.


Um ano depois, ainda seguimos na luta para o fim da pandemia. Mas, com o cenário atual, fica difícil pensar em cantar “olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo!”. Isso porque já foram registradas 8.237 mortes por Covid-19 na Paraíba, sendo 969 óbitos em Campina Grande, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) publicadas em 16 de junho de 2021.


Confira mais imagens no slideshow:


SÃO JOÃO VIRTUAL

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, anunciou que em 2021 será realizado um evento junino totalmente virtual, mantendo a tradição do São João, apesar do cancelamento da programação presencial no Parque do Povo.


“Mais uma vez, nossa festa será realizada sem o calor humano típico do povo de Campina Grande e das festas juninas. No entanto, ainda não é hora para aglomerar. Vamos nos cuidar, cuidar das pessoas que amamos, esperar que todos estejam vacinados, para voltar em segurança, no próximo ano. Por enquanto, a gente aproveita a festa cada um em sua casa”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.


A programação segue no próximo sábado, dia 19, com transmissão no Youtube no canal O São João de Campina em Casa. A abertura aconteceu no último dia 12, dia dos namorados, com a transmissão da tradicional cerimônia do casamento coletivo.


Outras transmissões ao vivo serão realizadas nos dias 23, 24, 26 e 29 de junho, marcando as festividades de São João e São Pedro.

O público poderá interagir durante as lives postando no Instagram e marcando o perfil oficial do evento.


Nossa esperança é que haja uma campanha de vacinação eficaz e todos sejam imunizados, só assim poderemos, em um futuro próximo, tirar a camisa xadrez do armário e postar a tão esperada #partiupp.

 

FICHA TÉCNICA

Reportagem: Arthu Alexandre

Monitoria e Redes sociais: Oma Roxana , Andresa Alves e Louise Viana

Supervisão Editorial: Rostand Melo

56 visualizações0 comentário
bottom of page