top of page
  • Manoel Cândido; Rayssa Mota; Marcela Valentim e

Consumismo: desejo e excesso ao alcance de alguns cliques

Atualizado: 1 de jun. de 2021


Foto: Manoel Cândido / Coletivo F8

Cada vez mais a população mundial vem consumindo uma quantidade assustadora de mercadorias. A facilidade e comodidade de fazer compras on-line , bem como pesquisar o que está em evidência no mundo fashion, têm sido alguns dos principais fatores responsáveis por massificar e agravar o caso das pessoas que compram mais do que realmente precisam, segundo a Greenpeace.

Muitas pessoas têm consciência de que não precisam de certos produtos, como roupas, calçados e acessórios, mas a sensação de conforto e prazer em sair nas lojas pesquisando e efetuando compras faz com que elas se deixem levar pela falsa sensação de satisfação e realização.

FOTO: Rayssa Mota

Foto: Rayssa Mota / Coletivo F8

O filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", da Netflix, retrata muito bem a problemática do consumismo doentio. O longa, lançado em 2009, conta a história de Rebecca, uma Jornalista que é viciada em compras e começa a trabalhar em uma revista sobre finanças pessoais. Sua carreira decola, mas ela sofre para se livrar das enormes dívidas que fez por causa de seu desejo incontrolável.

Foto: Manoel Cândido / Coletivo F8

O desejo saciado pelas compras realizadas esvai-se pouco tempo depois. São as próprias pessoas consumistas que admitem que a sensação acaba logo após o fim do dia. Um caso longe de sua solução, se visto pela lógica de milhares de anúncios que estão disponíveis para a sociedade em todo o tipo de plataforma e suporte, funcionando como um chamativo para a fomentação e sustentação do vício.




 

FICHA TÉCNICA

Edição e reportagem: Manoel Cândido

Imagens: Manoel Cândido; Rayssa Mota; Marcela Valentim e Thaiza Souza Supervisão Editorial: Rostand Melo

Make: @hiago.mu

Agradecimentos: Lojas SASS e City Shoes; Hiago Barbosa


33 visualizações0 comentário
bottom of page