top of page
  • Natália Cruz, Danyelle Fernandes e Milena Ataide

Ensaios remotos: Um novo ponto de vista, uma nova perspectiva


Camilla Millan. Foto por: Karoline Lima, Rolling Stone/UOL.

Com o novo contexto atual da pandemia, muitas profissões foram diretamente afetadas, uma delas sendo o trabalho dos fotógrafos. Desde então, passou a se procurar maneiras de continuar trabalhando, porém sem quebrar as regras da quarentena. No ensaio apresentado, iremos analisar todos os elementos que compõe um ensaio fotográfico remoto.


As fotografias foram publicadas originalmente no site da edição brasileira da revista Rolling Stone em reportagem onde a jornalista Camilla Millan relata a experiência de ser retratada em uma sessão de fotos on-line. O ensaio original está disponível aqui.


A narrativa fotográfica deste ensaio se constrói desde a primeira foto: a repórter Camilla Millan se mostra muito interessada por livros e os mesmos passam a compor o cenário fotográfico que foi bem explorado pela fotógrafa Karoline Lima, o ambiente caseiro no qual a repórter está incluída também passou a fazer parte desta narrativa.


Camilla Millan. Foto por: Karoline Lima, Rolling Stone/UOL.

O ensaio fotográfico virtual também colocou em prova muitos conceitos fotográficos, um desses sendo a ética no fotojornalismo que foi muito bem representada pela fotógrafa ao respeitar o conjunto de fatores, o contexto da foto, do local, não alterando sua forma original e principalmente na hora de edição, que segue o aspecto natural e real da imagem, neste ensaio é possível ver que a fotógrafa segue claramente as normas éticas e ainda destaca que este tipo de ensaio de maneira remota possa ter continuidade mesmo após a pandemia.


Sabe-se que neste tipo de ensaio inovador, o fotógrafo contará inteiramente com colaboração da fotografada, essa produção faz com que a modelo seja coautora dessas fotografias, pois auxilia na produção das imagens. A pessoa retratada irá fazer os ajustes e movimentos da câmera, além de posar para as fotos.


Por ser em um ambiente privado, é necessário autorização prévia para que seja feita a fotorreportagem, como também os direitos autorais das fotos, que passam a ser nomeadas em conjunto com nome do autor e do coautor que as produziu.

Camilla Millan. Foto por: Karoline Lima, Rolling Stone/UOL.

Observa-se que o formato de uso da matéria é uma fotorreportagem, onde a fotografada junto com a fotógrafa criaram um projeto de ensaio fotográfico virtual. A ordem de apresentação das fotografias ficou por conta de cada detalhe criado ao olhar da fotógrafa, de como as características passadas pela Camilla se encaixariam na ideia de cada foto e no contexto da fotorreportagem. Criando assim fotografias de tons e formatos diferentes, mas que no fim estavam no mesmo contexto.


Camilla Millan. Foto por: Karoline Lima, Rolling Stone/UOL.

Quanto às mudanças em relação à produção habitual do fotojornalismo antes da pandemia, esse novo tipo de ensaio fotográfico virtual foi uma forma que reinventou a maneira tradicional de fotografar, mostrando que mesmo no momento vivido, a fotografia se supera, pois se adapta a qualquer circunstância.


Camilla (fotografada) mostra que além de todo nervosismo e ansiedade de como as fotografias seriam registradas e do resultado que teriam, foi algo que ela arriscou junto com Karoline, e teve um resultado além do esperado. É necessário reconhecer que o ensaio virtual, conta com a participação e colaboração do personagem para a produção do mesmo. Kamile (fotógrafa) ainda destaca que este tipo de ensaio de maneira remota possa ter continuidade mesmo após a pandemia.

 

FICHA TÉCNICA

Monitoria: Oma Roxana

Supervisão editorial: Rostand Melo


*Observatório de Fotojornalismo:

O Coletivo F8 optou por produzir análises sobre produções de fotojornalismo realizadas e publicadas em 2020 como alternativa de manter a produção acadêmica dos estudantes de fotojornalismo da UEPB, respeitando os protocolos de distanciamento social. São analisadas fotografias publicadas em revistas, jornais ou portais de notícias e que abordam temas diversos, mas que foram produzidos no contexto da pandemia.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page