A evolução das formas de pagamento: das moedas ao PIX
- Luiz Emanuel e Helder Guilherme
- 14 de mai.
- 2 min de leitura

Ao longo da história, o ser humano sempre procurou uma forma de conseguir novos equipamentos e adereços para tornassem possível .atribuir valor às mercadorias e medias as transações comerciais. A evolução das formas de pagamento ou troca atravessam séculos e séculos, até chegar aos inovadores aparelhos tecnológicos da atualidade.
Neste ensaio de fotoilustração, vamos apresentar os principais dos meios de pagamento que surgiram na história da humanidade. O escambo foi a primeira forma de troca, seguido de muitos outros, como por exemplo, as primeiras moedas, cédulas de papel, cartões, celulares, smartwatch e via pix. Esses são só alguns exemplos que veremos a seguir.
1 - PRIMEIRAS MOEDAS (1.000 a.C.)

Os primeiros relatos de moedas foram na China, feitas em material de bronze. Tempos depois, existem relatos de moedas feitas com pedras preciosas, cobre, prata e ouro na Turquia.
2 - CÉDULAS DE PAPEL (618. d.C.)
A criação das cédulas foi um grande marco na história criada pelo chineses que viveram na Dinastia Tang (618-907 d.C.). Foram criadas com o objetivo de reduzir o cobre na produção, que tinha um elevado índice de toxidade, além de deixar as moedas pesadas.
3 - CARTÕES (crédito e débito)
Os cartões surgiram na década de 1920, nos Estados Unidos. Inicialmente, era dado somente aos clientes mais fiéis, que o dono do estabelecimento acreditava serem confiáveis por pagarem suas compras em dia. Foi um grande marco na história da humanidade, pois seria a primeira forma de pagamento sem usar dinheiro em espécie.
4 - PAGAMENTO COM SMARTWATCH

Mesmo que o conceito de smartwatch pareça recente, o início de sua tecnologia foi datado em 1977, quando surgiu o relógio da HP. Obviamente, o aparelho se modernizou e agora consegue realizar pagamentos via aproximação.
5 - PAGAMENTO VIA PIX

O Banco Central iniciou o processo de criação da plataforma PIX em 2018, quando o órgão era chefiado pelo economista Ilan Goldfajn, durante o governo do ex-presidente Michel Temer. O lançamento bem sucedido da ferramenta aconteceu em novembro de 2020. Existem cercas de 50 países que utilizam sistemas de transferências instantâneas além do nosso país.
Expediente:
Fotografia e produção: Helder Guilherme e Luiz Emanuel
Legendas: Luiz Emanuel
Monitoria: Ivaneide Santos
Supervisão Editorial: Rostand Melo
Comments