O difícil equilíbrio entre a alimentação saudável e intolerância alimentar emocional
- Mariana Mélo, Nícolas Almeida, Samara Vicente
- há 2 dias
- 1 min de leitura

Intolerância alimentar emocional (IAE) relaciona-se a incapacidade do organismo de digerir um determinado alimento. É uma reação mais lenta do corpo levando vários dias para se manifestar e a pessoa não consegue perceber a relação de causa e efeito.

Entre 20 a 35% da população sofre, em diferentes manifestações clínicas, dos efeitos derivados da sensibilidade a distintos alimentos. Essas reações são divididas em alergia alimentar e intolerância alimentar.

Explorar a intolerância alimentar emocional é mergulhar em um mar de sintomas variados, que desafiam a conexão entre comida, corpo e mente.

Os sintomas deste tipo de intolerância variam muito tais como, artrite, distúrbios digestivos, infecções de repetição, dores de cabeça, doenças de pele e fadiga crônica.

Na maioria das vezes, a intolerância alimentar vem como uma forma do nosso corpo nos alertar sobre alguma emoção que estamos guardando e precisamos liberar ela de alguma forma. Uma dieta emocional pode ser tão impactante quanto uma dieta física.

Expediente:
Fotografia e produção: Mariana Melo, Nicolas Almeida e Samara Vicente
Supervisão editorial: Rostand Melo
Comments