top of page
  • lucastavares87

Gambiarra de fotógrafo: Clicks a distância durante o isolamento



Devido a pandemia do COVID-19, iniciada em 2020, surgiu a necessidade de as pessoas passarem mais tempo em casa, de quarentena, para evitar um maior contágio do vírus. Devido ao isolamento social, muitos fotógrafos se viram desempregados ou impedidos de trabalhar, já que não podiam quebrar a quarentena para produzir material presencialmente. No entanto, as pessoas utilizaram a criatividade e, dentro das limitações, aprenderam a fotografar a distância, com novas técnicas.


A fotografa Mel Gabardo foi uma das criadoras de conteúdo que não deixou o Coronavírus parar seu trabalho, e com um ensaio completamente feito a distância, publicado em seu Instagram, ela prova como é possível produzir clicks belíssimos mesmo a quilômetros longe da modelo, a designer Juliana Lourenço.


Confira mais fotos no slideshow:


Apesar das dificuldades, o conceito das fotos é bem claro: Vintage, estética essa que ganhou força nos últimos anos dentro da cultura pop, desde músicas, filmes até moda. O penteado e o look de banho rosa pastel da modelo demonstram que a direção artística se inspirou nas décadas de 1960 e 1970. As poltronas estilo Acapulco e as plantas como cactos e aloe vera no cenário, muito comuns nas residências do Brasil, dão um charme brasileirinho as fotos.


A fotógrafa Mel produziu esse ensaio brilhante com a ajuda de dois smartphones. Apesar de não especificar como foi feita essa produção, ela revela nas legendas de outras publicações os métodos utilizados.


Com o uso do aplicativo Facetime e outros que permitem chamadas de vídeo on-line, Mel consegue através dessas plataformas, guiar a personagem fotografada; os posicionamentos, luz, ângulos e locais. Com isso, usando a captura de tela (popularmente chamados de "print"), as fotografias são feitas e claro, por consequência da baixa qualidade, levando em consideração a diferença em comparação a uma estrutura presencial, as fotos passam por um processo de pós-produção mais delicado.


Confira mais fotos no slideshow:



Um elemento bastante notável nas fotografias, são os feixes de luz, facilmente encontrados em aplicativos de edição disponíveis na internet para download. Para criar o efeito de "luz fake" com um aspecto mais natural nas suas fotos, basta diminuir a intensidade e aplicar do lado mais claro da foto, como provavelmente foi feito na pós edição deste ensaio.



Mel Gabardo foi uma entre os milhares de fotógrafos que mostrou ser totalmente possível fotografar a distância. Por mais que as circunstâncias não sejam as mais favoráveis, as possibilidades são várias.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e análise fotográfica: Lucas Araújo, David Henrique e Renildo Cleiton

Fotógrafa: Mel Gabardo

Modelo e roupa: Juliana Lourenço

Monitoria e redes sociais: Andresa Costa, Oma Roxana e Louise Viana

Supervisão Editorial: Rostand Melo


*Observatório de fotojornalismo:

O Coletivo F8 optou por produzir análises sobre produções de fotojornalismo realizadas e publicadas entre 2020 e 2021 como alternativa de manter a produção acadêmica dos estudantes de fotojornalismo da UEPB, respeitando os protocolos de distanciamento social. São analisadas fotografias publicadas em revistas, jornais ou portais de notícias e que abordam temas diversos, mas que foram produzidos no contexto da pandemia.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page