• Ana Flávia, Ângela Alves e Matheus Aiko

Hobbies aliviam pressão causada pela pandemia e o isolamento



Um ano se passou desde que a vida normal foi substituída e reinventada para conseguirmos dar continuidade ao ano de 2020. A pandemia durou mais tempo do que o esperado, e as marcas físicas e psicológicas que tem deixado em cada pessoa ao redor do mundo entraram pra história. De acordo com um estudo publicado pela National Library of Medicine, de 500 casos de ansiedade e depressão analisados, todos estavam ligados ao medo da COVID-19.


Visto que até um termo “Coronofobia”, acabou ganhando bastante destaque nos últimos meses, veja uma lista de hobbies que além de fazer bem para a saúde mental, ajudaram as pessoas a darem continuidade as suas atividades desviando o foco de um vírus letal.


1- Redes sociais


Sendo protagonistas em proporcionar entretenimento na quarentena, aplicativos como o Twitter, Facebook e Instagram tiveram um crescimento de 40% em seus acessos e o Tiktok, ficou em primeiro lugar na lista dos que mais ganharam dinheiro em 2020 considerando a App store e o Google play, além de trazer divertimento, foi um dos meios que algumas pessoas que estavam desempregadas encontraram para ganhar dinheiro e ocasionalmente fama, marcando o nascimento dos chamados “tiktokers”, que ganham destaque fazendo vídeos curtos e criativos.


2- Jogos


Com a vida normal parada e limitada a pequenos espaços para locomoção, logo a mente sentiu a necessidade de algum estímulo, e os jogos manuais como o dominó foram além de uma forma de distração. Foram transformados em estratégias para aproximar a família, que em muitos casos não se reunia mais devido a correria da vida e se juntaram nesse jogo que pode ser jogado por até quatro pessoas. Assim como os jogos eletrônicos, os jogos de cartas, peças e tabuleiro são grandes aliados contra o surgimento de doenças causadas pela solidão e estresse.


3- Música



Além de entreter, a música traz diversos benefícios para a saúde, como por exemplo: melhora a concentração, ajuda a acalmar, promove o autoconhecimento e pode auxiliar no alívio de dores. Isso acontece porque a música libera dopamina, ativando o centro de prazer no cérebro, e é através de playlists musicais para todo tipo de atividades ou estado de espirito, que a dopamina pode ser liberada em vários momentos do dia, amenizando a tensão que é viver em um cenário pandêmico.


4- Exercícios físicos



Nunca se ouviu falar tanto em imunidade como no ano de 2020 e não é novidade que os exercícios como musculação, yoga e dança, ajudam a melhorar a imunidade do corpo, e nos deixam mais fortes contra alguns tipos de doenças. Porém, com os decretos de Lockdown, as academias fecharam e as pessoas passaram a fazer exercícios em casa. Exercícios físicos passaram a ser recomendados pelo Ministério da Saúde e tiveram um aumento gradativo de adeptos de uma vida mais saudável.


5- Meditação



A prática com origens asiáticas possui a função de acalmar a mente aliviando sentimentos negativos. Dessa forma, a meditação pode ajudar a desenvolver habilidades como concentração e tranquilidade. No isolamento social, se tornou um hobbie que inúmeras pessoas adotaram já que para meditar apenas é necessário um ambiente calmo e em casos de pessoas iniciantes alguém para guiar o momento, podendo essa instrução ser feita por meio de aplicativos ou por cursos. Por isso, logo se tornou uma forma de escape para a situação em que o mundo se encontra.

FICHA TÉCNICA

Texto: Ana Flávia e Ângela Alves

Fotógrafia: Ana Flávia, Ângela Alves e Matheus Aiko

Edição de fotos: Ana Flávia e Ângela Alves

Monitoria e redes sociais: Andresa Costa , Oma Roxana e Louise Viana

Supervisão editorial: Rostand Melo


*Fotoilustrações na pandemia:

O Coletivo F8 optou por produzir matérias do gênero “ilustrações fotográficas” durante a pandemia como forma de manter a produção dos estudantes de fotojornalismo da UEPB respeitando os protocolos de distanciamento social. As fotoilustrações permitem ao fotógrafo criar uma cena com o objetivo de representar visualmente um tema ou pauta. O uso de objetos, cenários e, em alguns casos, edição de imagens é comum neste gênero.

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo