top of page
  • Thércio Medeiros e João Augusto

O novo cotidiano nos estádios de futebol pelo olhar de Daniel Lins

Atualizado: 11 de mai. de 2021


Foto: Daniel Lins

Amanhã, 05 de dezembro, será a reta final dos times paraibanos no Brasileirão da Série C 2020. Botafogo e Treze se enfrentam às 17h no Almeidão, em João Pessoa, sem chances de classificação para a próxima fase da competição, mas tentando fugir do rebaixamento.


Em um ano atípico, devido a pandemia, os jogadores ainda tentam se acostumar com as arquibancadas vazias. O distanciamento também marca o trabalho dos profissionais da imprensa esportiva. O "novo normal" do futebol paraibano foi registrado com sensibilidade pelo fotógrafo Daniel Lins, em um trabalho analisado por Thercio Medeiros e João Andrade para o Observatório de Fotojornalismo do Coletivo F8.


No dia 19 de setembro de 2020, ocorreu no estádio Ernani Sátiro, o Amigão, a sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, com a partida entre Treze x Jucuipense. Coletamos e analisamos algumas fotos deste dia feitas pelo fotógrafo Daniel Lins. Elas mostram o novo cotidiano das transmissões esportivas em virtude da pandemia do covid-19.

Em primeiro lugar podemos destacar a arquibancada sem a presença dos torcedores e o distanciamento entre os profissionais no ambiente de trabalho. Todos com os equipamentos de proteção individual, seguindo as normas dos órgãos competentes.


O fotógrafo consegue nos passar a sensação de como se estivéssemos no estádio assistindo a partida, os ângulos utilizados retratam muita bem a visão do torcedor, pois as fotos são feitas em primeira pessoa.

Em relação a questão ética e de direitos autorais, o profissional segue todas as normas do bom jornalismo, fotos pré-autorizadas, não denigriu a imagem de ninguém e manteve uma ótima qualidade em suas fotografias. Diante esta sequência de fotografias, podemos notar que a pessoa que está realizando as fotos não se desloca até o campo de futebol, seguindo assim o protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em virtude destes novos tempos. Também vemos nas fotos a presença de metalinguagem, pois o profissional mostra seus colegas de trabalho realizando suas fotografias.

Isto também mostra que o profissional de fotojornalismo é capaz de ultrapassar dificuldades e se adequar as realidades que surgem em sua frente para realizar com precação o seu trabalho. As imagens de Daniel também mostram os bastidores do trabalho de outros repórteres fotográficos, a exemplo de Leonardo Silva, que aparece em uma das cenas fotografando o jogo de uma das arquibancadas do Estádio, numa distância muito maior do que a habitual.


Vale salientar que outros profissionais da área esportiva também estão sofrendo um pouco com as novas diretrizes do trabalho, o que é demonstrado em uma das fotos, onde os radialistas e repórteres, que originalmente ficam a beira do campo para realizar as entrevistas e montagem das reportagens, estão tendo que ficar na arquibancada ou em setores mais afastados. Impossibilitando de realizar o trabalho com mais profundidade, ficando preso apenas ao factual. Mostrando também que o trabalho exercido por quem trabalha na área esportiva demanda esforços sobre humanos.

A consequência dos estádios estarem vazios também dificulta ao passo de que os torcedores faziam parte da composição fotográfica, deixando a foto mais chamativa. Sem eles, o retrato perde um pouco da sua vivacidade, pois a alma de um jogo de futebol são os espectadores, que estão lá para apoiar suas equipes.


Por último, entendemos que o processo fotográfico, principalmente no jornalismo esportivo, vem enfrentando dificuldades para nos trazer fotos originais que cativem a quem ler as reportagens em que estas imagens estão inseridas.



 

Ficha Técnica:

Fotografia: Daniel Lins

Supervisão Editorial: Rostand Melo


*Observatório de Fotojornalismo:

O Coletivo F8 optou por produzir análises sobre produções de fotojornalismo realizadas e publicadas em 2020 como alternativa de manter a produção acadêmica dos estudantes de fotojornalismo da UEPB, respeitando os protocolos de distanciamento social. São analisadas fotografias publicadas em revistas, jornais ou portais de notícias e que abordam temas diversos, mas que foram produzidos no contexto da pandemia.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page