A FEIRA CENTRAL DE CAMPINA GRANDE DEPOIS DOS 60 ANOS

Quando a terceira idade chega, para muitos é hora de descansar ou é hora de despedir-se de suas funções exercidas por anos.  Alguns aproveitam para usufruir dos frutos que o trabalho duro lhes trouxeram até ali. Mas, essa não é a realidade dos idosos da Feira Central, que mesmo estando aposentados preferem passar mais tempo fazendo o que gostam e aproveitam para conseguir um ‘’dinheirinho a mais’’ no final do mês.

 

No dia 11 de Setembro, um grupo de alunos de Fotojornalismo do 2° período de Jornalismo  da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foram em busca de outros idosos que abdicaram do descanso e resolveram dedicar sua vida ao trabalho dentro da Feira Central de Campina Grande.

 

A cada esquina que os alunos percorriam, novas histórias apareciam. Foram descobertos  senhores que não possuem o tempo suficiente de trabalho para gozar da aposentadoria, por isso ainda trabalhavam. Outros não tem fonte de renda fora do comércio, já outros estão perpetuando seu trabalho repassando-o para os filhos que atualmente apenas auxiliam no trabalho.

 

 

A feira é também o lar de muitas histórias e lembranças para muitos daqueles idosos, como é o caso da Dona Xero,  ela com seu apelido carinhosos e peculiar, é uma senhora de quase 90 anos, e trabalha na feira desde os 7 anos de idade. Ela também é muito conhecida por seu cachimbo, que sempre fuma.

 

Dona Xero explica que fuma desde os desde os 7 anos: ‘’Se um dia eu parar de fumar ele, eu morro!’’ afirma.  A senhora de 87 anos tem vários filhos e diz que eles sempre tentam tirá-la da feira, porém, a mesma resiste por ser um lugar onde passou quase toda sua vida e ali pretende ficar até morrer.

 

Essa e muitas outras histórias fazem parte deste lugar, a feira central, e de tanto outros lugares, onde a paixão pelo trabalho é maior que cansaço e desgaste dos anos.

 

Confira as fotos abaixo:

FICHA TÉCNICA

Fotografia e Reportagem: Ester Vasconcelos, André Bojim, Leilla Rayssa, Victor Bezerra, Rafaela Costa

Pós-produção e tratamento de imagens: Ester Vasconcelos.

Supervisão Editorial: Rostand Melo. 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

No dia 11 de outubro a cidade de Campina Grande - PB completa 155 anos

October 17, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes