top of page

Fabiano Guimarães: poeta que nasceu nos braços da sanfona

Alice Bezerra, Carla Miranda, Lídice Pegado

Fabiano Dias Guimarães, ou simplesmente Poetinha Fabiano, nasceu em 28 de outubro de 1993 na cidade de Campina Grande. Filho de poeta e sanfoneiro, já nasceu ouvindo o som da sanfona. Desde muito pequeno já acompanhava o pai, poeta Francinaldo, no Parque do Povo e em outros shows. Por muitas vezes dormia dentro da caixa da sanfona enquanto o pai puxava o fole, sendo esta sua maior influência. Hoje segue os passos do pai cantando forró pelos palcos do nordeste.

Foto: Carla Miranda/ColetivoF8

Além da sua influência paterna, o “poetinha” Fabiano sempre foi um grande admirador e estudioso dos mestres da sanfona como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho do Acordeom, além de Alcymar Monteiro e Flávio José. A primeira música que Fabiano conseguiu tocar completa foi quando ele tinha apenas sete anos de idade. Era o hit “Benedita Aparecida”, do cantor e poeta Amazan.

Suas primeiras apresentações musicais começaram assim, desde muito cedo, nos shows que seu pai fazia, a exemplo do Momento Junino quando ele tinha entre oito e dez anos de idade. Na época de ensino médio, no Colégio Alfredo Dantas, cantava nos eventos acadêmicos por hobby e levantava a turma toda no pátio do colégio, ganhando cada vez mais fãs, que, além disso, eram seus amigos e o apoiavam na sua carreira profissional.


Foto: Alice Bezerra/ColetivoF8

“Eu, quando era pequenininho, meu pai me levava pro Parque do Povo. Quando ele ia tocar, pras festas e eu dormia na caixa da sanfona. Era ele tocando e eu Na caixa da sanfona dormindo”




Assim como o saudoso Poeta Ronaldo Cunha Lima, que era poeta, advogado e político, Fabiano também nos conta que sonha em seguir a carreira de advogado e quem sabe até tentar ser juiz. Ele até brinca: “Já imaginou, um juiz sanfoneiro?”. Para ele, sempre será um pouco complicado conciliar duas carreiras profissionais que exigem tanto tempo e dedicação. "Complicado conciliar, mas a gente quando gosta de uma coisa, apesar de ser dificultoso, sempre vale a pena", conta. uma coisa, apesar de ser dificultoso, sempre vale a pena", conta.

Atualmente, Fabiano já conta com uma agenda corrida de shows musicais, principalmente na época em que se aproxima o São João. Além disso, já gravou dois DVD’s, sendo o primeiro gravado no palco principal do Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, no ano de 2015, e o segundo em outubro de 2017, no Clube Campestre. Cantou sucessos como "Verdadeiro Amor", "Vá Procurar um Anjo" e "Minha Delicadeza", da banda Magníficos e dos cantores Luan Estilizado e Ton Oliveira, respectivamente.


O maior orgulho do poetinha é representar a cultura pelo Brasil a fora. Junto com mais alguns artistas brasileiros, o mesmo participou de um São João fora de época em Genebra (Suíça), representando as raízes do forró. Sempre carismático e excelente músico, não restam dúvidas que Fabiano tem ganhado o carinho do público por onde passa.

FICHA TÉCNICA:

Monitoria: Dalisson Markel

Supervisão editorial: Rostand Melo Locação: Bodódromo Bar e Restaurante (nossos agradecimentos a direção).

 
 
 
bottom of page