top of page
  • Beatriz Ferreira, Erickson Nogueira, Léia Marques

Voltar no tempo e viver os encantos da Moda Medieval


Embalados pelas novelas de época, não há quem não admire o estilo de como se vestiam as pessoas na Idade Medieval. Reis e rainhas, um estilo de moda que instiga a quem ver se imaginar numa posição de tamanha realeza.

Dividida em três fases, a moda medieval traz consigo a expressão clara de posição social. A Primeira fase da moda medieval (entre o século V e século XI) foi marcada pelo uso de longas túnicas de cores vivas. Os homens tinham mangas compridas e normalmente usavam um xale para proteger as costas e um chapéu para proteger a cabeça. As mulheres tinham mangas curtas e bordados detalhados, além do uso de broches, cintos e fivelas, pois a riqueza da época era demonstrada pelas jóias.

A segunda fase da moda medieval (entre os séculos XII e XVI) foi marcado pela inovação na produção de tecidos com a invenção da roda de fiar. A coloração azul se tornou mais presente nas roupas da época e também a moda de vestir-se com as cores que representavam suas famílias. O modelo dos vestidos femininos não mudou muito, apenas acrescentaram-se mais detalhes e a diferenciação das roupas nobres e das classes mais baixas se dava pela qualidade da seda utilizada no vestido. Já os homens passaram a vestir casacos mais curtos e justos, normalmente listrados e de duas cores vivas; as calças também eram mais ajustadas ao corpo e feitas de lã.

A terceira, e última, fase da moda medieval foi um período curto, entre os séculos XIV e XV, no qual houve mudanças nas roupas dos homens, por exemplo, o casaco agora tinha as mangas bufantes e a cintura fina, com auxílio de cintos, alguns ainda contavam com detalhes nas costas, como capas pregueadas. Os sapatos tinham pontas extremamente compridas, chegando até a 60 cm, as solas dos calçados eram de madeira para manter o formato pontiagudo. Os vestidos femininos mantiveram o mesmo padrão, apenas com um decote mais baixo.

A proposta desde ensaio é mostrar a beleza das roupas da época, sua sutileza e encantamento, que fascinam até os dias de hoje, em principal por cada vez mais várias séries, novelas e filmes famosos terem uma produção medieval e que caíram ao gosto do mundo inteiro. Confira nesse editorial essa recriação da moda da Idade Medieval.

FICHA TÉCNICA:

Fotografia e produção: Beatriz Ferreira, Erickson Nogueira, Léia Marques,

Supervisão Editorial: Rostand Melo


112 visualizações0 comentário
bottom of page