top of page
  • Samanta Rocha, Marcus Pedrosa, Maria Luiza

Jadna Alana: do Riacho do Jerimum ao Rio de Janeiro

Foto: Wallington Cruz

Jadna Alana tem 22 anos, nasceu em Campina Grande e cresceu em Nova Palmeira, cidade do interior da Paraíba, cheia de talentos a jovem vai de cantora a YouTuber, mas a área que mais se destaca é na escrita. Atualmente por conta da faculdade mora em Campina Grande, é estudante de Letras na Universidade Estadual da Paraíba mas conta que antes da escolha do curso já tinha facilidade para escrever. Apesar da pouca idade já acumula oito publicações em livros, seu último lançamento "Riacho do Jerimum" foi esgotado no maior evento literário do país, a Bienal do Livro no Rio de Janeiro.

Em entrevista, Jadna nos contou um pouco sobre sua trajetória desde começar a escrever seus próprios livros até o sucesso deles. Aos 18 anos, um ano antes de entrar na universidade, a jovem já havia escrito um livro mas só para publicar no Wattpad, aplicativo que permite compartilhar histórias com outras pessoas. Na plataforma ela descobriu através de contatos a possibilidade de entrar no mercado editorial, enviando seu livro finalizado para editora que passaria por análise para possível publicação. Após um mês recebeu o retorno positivo e teve seu primeiro livro publicado.

Apaixonada desde sempre pelo gênero de literatura fantástica, a escritora cita algumas de suas inspirações que vão desde Cassandra Clare a JK. Rowling. Desde pequena sempre gostou de ler o gênero e de certa forma levou como sua identidade na escrita. Fugindo do cotidiano explorando a imaginação, as histórias se tornam uma maneira de desopilar ou sair da realidade como tentativa de diminuir as coisas ruins do mundo.

Ao contar para o seu professor de escrita que sua antiga cidade era conhecida como Riacho do Jerimum, o professor se empolgou e potencializou a ideia para o nome do livro, a princípio a autora desacreditava que alguém compraria o livro com tal nome mas o retorno foi apenas o sucesso que viria logo depois. Jadna gosta de criar universos mágicos e seres místicos, e é assim, no seu oitavo livro que a escritora traz tanto suas origens como também o que mais ama em sua temática, a literatura fantástica. A história inclui uma veia nordestina, com seres folclóricos e personagens de fácil identificação que acabam por transportar o leitor para um ambiente de certa forma palpável para quem faz parte da região. A imaginação de Jadna no seu novo lançamento traz fadas que moram em jerimuns, personagens folclóricos e até personagens inspirados em amigos ou parentes próximos.

No último evento da Bienal do Livro que aconteceu entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro no Rio de Janeiro, a escritora teve a surpresa de apesar de não estar no evento ter o seu livro esgotado. Com mais de 11 mil seguidores em seu Instagram, a estudante que veio do interior da Paraíba já acumula leitores e admiradores de outros lugares do país, e foi através de um deles que ela recebeu a notícia. “...Uma amiga me enviou mensagem dizendo que tinha ido comprar e havia esgotado, mas como não era oficial eu esperei o momento em que a editora iria me mandar uma mensagem.” A confirmação veio logo depois, o que causou muita felicidade para Jadna.

Sobre o futuro e uma possível continuação do livro, Jadna é bem objetiva “Eu sou muito imprevisível, então não dá para eu tomar uma decisão assim, que não vou fazer uma continuação. Se daqui pra frente eu quiser, tem pano na manga pra fazer, com certeza tem, por isso deixei esse final aberto para caso eu queira, eu faça, mas não vai ter.” Apesar dessa notícia, os leitores não precisam se preocupar, esse é apenas o início de um carreira que está só começando, outros mundos e personagens ainda vêm para engrandecer mais o talento da jovem aprendiz paraibana.

Ficha Técnica:

Fotografia, edição e pós produção: Samanta Rocha, Malu Teixeira, Marcus Pedrosa, Wallington Cruz

Monitora: Joyce Lima

Supervisão Editorial: Rostand Melo

23 visualizações0 comentário
bottom of page