top of page
  • Renata Marinho

Anna Almeida: Vitiligo e uma trajetória de sucesso na maquiagem

Atualizado: 8 de dez. de 2020


Com apenas 25 anos, Anna Almeida é maquiadora profissional, especialista em noivas, empreendedora, ministrante de cursos de maquiagem e influencer digital. Sem dúvidas, uma remigense arretada que já maquiou até GKay, humorista paraibana que ganhou o mundo através das redes sociais e que hoje já soma mais de 9,6 milhões de seguidores só no Instagram.


Aos 9 anos começaram a aparecer as primeiras manchas em seu corpo, desencadeadas pelo vitiligo, uma doença comum e sem cura que causa a despigmentação da pele. Com o sonho de ser modelo, sua mãe procura uma agência e imediatamente teve que enfrentar o não, por sua filha apresentar essas manchas. Já na escola, os colegas de turma começaram a apontar para Anna, falando frases com teor preconceituoso.


Eles diziam: “Olha lá a menina que o rato roeu. Jogaram água sanitária nela, foi?”

Anna começou a se sentir mal com tudo que ouvia. E encontra na maquiagem uma maneira de ocultar essas manchas utilizando uma base com vários tons acima do seu natural e acordando todos os dias mais cedo para poder se maquiar e ir a escola. 



Com 13 anos, desperta nela a ideia de se profissionalizar. No início, começa a aprender algumas técnicas por tutoriais no Youtube, assistindo nomes como: Camila Coelho e Bianca Andrade, grandes referências no mundo da maquiagem. A partir disso, resolve criar um perfil no Orkut para publicar suas produções.


Aos 16 anos é aprovada no curso de agroecologia pela UEPB, em Lagoa Seca. Torna-se monitora no curso e com o desejo de aprender cada vez mais sobre maquiagem, utiliza o valor recebido da monitoria pra pagar um curso na Embelleze, uma das maiores empresas de cursos profissionalizantes no mundo da beleza. Com o apoio da família e do atual esposo consegue se formar como profissional da maquiagem. Ainda sem muita condição para comprar todos os produtos começa a atuar.


“Iniciei com o que eu tinha e cobrando um valor acessível”, diz a maquiadora.

Anna recebe uma proposta para trabalhar em um salão de beleza na cidade de Campina Grande-PB. Lugar onde teve os maiores desafios, conheceu o mercado de noivas e adquiriu muita experiência. Logo após sua saída, resolveu montar o seu próprio espaço, ministrar cursos de automaquiagem e de aperfeiçoamento na cidade de Remígio, também na Paraíba. 



Anna aposta no diferencial, se especializa e monta o espaço das noivas em seu estúdio. Algo que não existia em sua cidade, e passa a atender noivas até de cidades circunvizinhas.


Com a pandemia, ela teve que se reinventar. Neste momento surge o projeto de sua loja virtual, a Libertié, loja de roupa íntima feminina que foi um sucesso desde a pré-venda da coleção. Empreendedora nata, Anna fala de seu entusiasmo para concretizar novos sonhos e de continuar fazendo o que ama, maquiar.


Confira mais imagens no slideshow:

 

FICHA TÉCNICA:

Fotografia, Reportagem e texto: Renata Marinho

Monitoria: Josineide Barbosa

Supervisão editorial: Rostand Melo Agradecimento: Anna Almeida

308 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page