• Bruna Diniz e Bruna Ventura

Covid-19: Adaptação da Clínica Santa Clara em Campina Grande



Em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava a Covid-19 como pandemia. Um pouco antes, em fevereiro, era anunciado o primeiro caso do novo Corona vírus no Brasil. Desde então a vida dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente e dos hospitais não foram mais as mesmas. Devido o auto índice de contágio, a disseminação desse vírus teve uma preocupação global, em que surgiu uma atenção não somente voltada ao paciente, mas também ao número de casos que poderia ocasionar um colapso no sistema hospitalar.


A pandemia alterou a rotina de unidades hospitalares em todo o mundo. Foi o caso, também, da Clínica Santa Clara, em Campina Grande. A clínica é uma das principais instituições particulares de saúde da região.


Com a Covid-19 os sistemas de saúde tiveram que se adaptar ao novo fluxo de trabalho, na Clínica Santa Clara não foi diferente, foi necessário estabelecer reajustes para o melhor enfrentamento desse vírus que atingiu todo o planeta.


Como medida para conter a propagação da doença, garantindo cuidado e a segurança do paciente, dos colaboradores e dos familiares, a Clínica suspendeu visitas por um tempo indeterminado, e ajustou a rotina dos acompanhantes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidades de Internação, outra medida tomada foi a mudança da ala clínica para ala Covid, disponibilizando 45% dos seus leitos destinados a atender pessoas contaminadas com o vírus.


Confira mais imagens no slideshow:

As equipes que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia passaram por treinamentos de autoprevenção como a paramentação e desparamentação dos EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Na Clínica em geral, também foi reforçada a utilização de máscaras e a intensificação na lavagem das mãos de forma correta.


A enfermeira do setor da Ala Covid, Layse Pereira, afirma que se adaptou bem as modificações, e que a higienização das mãos e do uso de máscaras foi adotado sem resistência, até mesmo por parte de algumas técnicas da sua equipe que contraíram o vírus, foram curadas, mas continuam adotando todas as medidas de segurança para defender as outras pessoas.

FICHA TÉCNICA:

Fotografia: Bruna Diniz

Edição: Bruna Ventura

Monitoria: Josineide Barbosa

Supervisão editorial: Rostand Melo


#covid19 #pandemia #adaptação #modificações


Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados