top of page
  • Mariana Fernandes e Érica Pereira

Mandalas Surya: união de sentimentos e propósitos em forma de arte

Atualizado: 28 de mai. de 2021

O que era apenas um hobbie tornou-se fonte de renda


Paraibana, 23 anos e um dom de fazer arte. Essa é Ivaneide Nunes dos Santos, conhecida como Dinha. Desenhar sempre foi seu forte, mas foi aos 17 anos que descobriu sua paixão por mandalas e começou a produzi-las, desde então essa tem sido sua maior habilidade, transbordar sentimento e sensibilidade nesse mundo de cores e formas.


No início ela não imaginava que faria tanto sucesso, desenhava por lazer e para relaxar. Seu primeiro cliente foi o seu irmão, totalmente despretensiosa, ela sugeriu que seu consultório terapêutico deveria ter um quadro feito à mão, já que a marca da clínica era uma mandala. Ela viu nisso uma oportunidade de mostrar o que sabia fazer de melhor.


Ao passar do tempo o que era apenas um hobby tornou-se sua fonte de renda. Dinha conta que tudo aconteceu naturalmente, não houve um momento específico onde ela pode notar que sua arte estava dando certo, mas ao ser desligada da empresa onde trabalhava, começou a se dedicar totalmente aos seus desenhos, percebeu que estava na hora de fazer seu próprio negócio, tornando-se assim “Mandaleira Full Time”.



Dinha possui um perfil no Instagram chamado Mandalas Surya, criado para expor e vender as peças que produz. “Mandala” significa “círculo” ou “círculo sagrado” e “Surya” significa “sol”, conforme a tradução da língua sânscrita, Dinha considera sua marca como “Círculos Solares Sagrados”. Ela esclarece que cada mandala possui um propósito específico, que se relaciona ao momento e sentimento que seu cliente está vivenciando ou o que ele deseja passar para sua vida no momento em que faz o orçamento.



Cada mandala é exclusiva e feita a mão. Primeiramente, há uma conversa com o cliente para entender qual é o sentimento que deseja repassar para mandala, e assim Dinha faz um esboço no papel, unindo intenções, bases numéricas e as cores pertinentes levando em consideração seus significados e sensações, por fim, as formas ganham vida através do seu processo intuitivo, quando aprovada, ela desenha definitivamente no MDF, quadro, tela ou parede.


Para Dinha, as mandalas significam a concretização do amor, e seu sentimento após produzi-las e entregá-las aos seus donos é de pura gratidão.


“Eu tenho em mente que ao fazer tudo isso, estou partilhando e, de certa forma, doando um pouco do amor que tenho pela arte. E isso também é algo que me motiva muito.”

Quando trata-se de desafios ela recorda da mandala que fez na parede do quarto da sua prima recém-casada. Era um projeto com mais de um metro de diâmetro e com muitos detalhes. Por ainda não ter muita prática, na época, o medo de algo dá errado e o casal não ficar satisfeito era intenso, mas o resultado final foi muito gratificante. E a confiança que os dois depositaram nela fez toda a diferença para toda a sua jornada criativa.


Dinha abre seu coração acrescentando “eu fico muito feliz quando alguém me dá um feedback legal, seja porque adquiriu alguma mandala comigo ou simplesmente por causa de alguma frase de inspiração que eu tenha postado. Uma vez eu quase chorei quando recebi um elogio da @amandalas, porque sou muito fã do trabalho dela! (Risos). Eu acredito que o destaque nesse meio artístico é consequência de toda a dedicação empenhada na produção de cada mandala.”



Quando se refere a “inspiração” ela destaca as artistas Taty Alencar e a Maya Jurisic, mas afirma que sua maior fonte de inspiração advém da sua busca pelo equilíbrio da mente, corpo e espírito.

“Pois a medida em que busco alcançar estes objetivos, vou me tornando uma pessoa melhor, feliz comigo mesma, satisfeita com o meu papel neste mundo, que é expressar um pouco do meu jardim interior, através da minha arte.”

O aconchego do seu quarto tornou-se seu ambiente de trabalho. Em meio aos seus materiais de produção, ela planeja, organiza, e escuta não só seus clientes, mas a sua intuição para colocar todo o seu talento em traços. Vemos no seu olhar o amor pelo que faz, o que torna seu trabalho único e especial.


Confira mais fotos no slideshow:



Atualmente, seu instagram de divulgação @mandalassurya conta com mais de 3.500 seguidores e mais de 170 publicações. Ela publica seus trabalhos finalizados, o processo de construção, esclarece dúvidas e faz reels do processo criativo do seu trabalho. Tudo é feito de forma positiva. Todas as mandalas são exclusivas e feitas por encomendas, elas são enviadas para todo o Brasil através dos Correios. As entregas em Campina Grande-PB são feitas pela própria Dinha.


Confira mais fotos no slideshow:


 

FICHA TÉCNICA

Reportagem e texto: Mariana Fernandes Érica Pereira

Supervisão editoral: Rostand Melo

Agradecimentos: Dinha, gratidão por toda compreensão, disponibilidade e atenção, por ter cedido seu local de trabalho para nos mostrar sua arte e toda a perfeição de cada mandala. Muito sucesso!


*Retratos remotos:

O Coletivo F8 optou por produzir retratos no formato de “ensaios remotos” durante a pandemia como forma de manter a produção dos estudantes de fotojornalismo da UEPB, respeitando os protocolos de distanciamento social. Os retratos remotos são ensaios onde os fotógrafos dirigem a cena “à distância”, por meio do uso de celulares ou outros dispositivos conectados via internet. Cada ensaio apresenta o personagem retratado com uma reportagem perfil ou entrevista.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page