top of page
  • Andersa Costa, Vitória Felix e Arthur Albuquerque.

Nem tudo é flores: A vida de quem vende flores na feira de CG

Atualizado: 11 de mai. de 2021




Vendedora fazendo a retirada dos espinhos das rosas/ Foto: Andresa Costa

O comércio de flores da Cidade de Campina Grande é tão antigo quanto a cidade e é um mercado que é incentivado ao longo da sua trajetória por famílias campinenses que cultivam flores em seus sítios nas cidades circunvizinhas que abastecem esse ramo na cidade. A feira central é pauta de diversas reportagens sobre a cidade e é onde está localizado o mercado de flores, mas a feira de flores é pouco valorizada pelos membros da cidade devido a criação de floriculturas e outros estabelecimentos que possam fornecer flores além da feira o gera a falta de procura aos produtores locais.

Conhecemos duas mulheres em contextos diferentes uma estava trabalhando há 15 dias e outra que cresceu na feira, hoje toca o negócio que foi de seus pais. A nossa primeira entrevistada que estava há pouco tempo trabalhando na feira nos relatou das dificuldades de transporte e necessidade de aumento na demanda, assim como sobre a dona Elizabeth que está há quarenta anos no mercado sempre trabalhou com isso no dia que fomos ela estava cuidando da sua barraca para que Elizabeth pudesse visitar a filha.


Vendedora fazendo a retirada dos espinhos das rosas/ Foto: Andresa Costa

A feira de flores funciona durante o ano inteiro.
A feira de flores funciona durante o ano inteiro/ Foto: Andresa Costa

Já a outra entrevistada relatou que cresceu com pais que vendiam flores e acabou ingressando no negócio quando mais velha, relatou que apesar do tempo e as pessoas consomem mais flores agora na opinião dela, pois é mais fácil encontrar variedade no mercado e isso chama atenção dos consumidores. Apesar do feriado do comerciário, ainda era possível observar uma movimentação mais lenta, porém com alguns consumidores perambulando pela feira. Alguns dias depois retornamos e fizemos mais fotografia com toda a feira aberta e as barracas de flores cheias e repletas de novidades, confira a galeria:


 

Ficha Técnica:

Fotografia: Andresa Costa, Vitória Felix e Arthur Albuquerque.

Edição: Andresa Costa

Monitoria: Willy Araújo

Supervisão Editorial: Rostand Melo

271 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page