top of page
  • Daiane Ramos e Aparecida Silva

30 anos de sala de aula: conheça a história da professora Josenilda

Atualizado: 11 de mai. de 2021



Josenilda Almeida, mais conhecida como Neguinha professora, é educadora, diretora de escola, mãe, avó e dona de uma história de superação. Nascida na cidade de Juazeirinho, filha de Lourenço do Acordeom e da dona de casa Maria Luiza, que sempre ensinaram os valores e crenças aos filhos, por isso continuam sendo uma inspiração mesmo depois de falecidos. E apesar de não terem tido renda fixa sempre conseguiam arcar com as despesas de casa, mesmo o pouco era o suficiente para todos.


Durante sua infância a diretora viveu na cidade de Assunção, que na época era chamada de “Estaca Zero”. Ainda criança nos dias chuvosos, Josenilda amava tomar banho em “valetas” que são poças d’água, também era apaixonada por dança e brincava muito de circo com os amigos, memórias que até hoje guarda e sempre conta aos filhos e ao neto.



Desde jovem, Neguinha sempre soube que seria a partir dos estudos que mudaria a sua vida e seu maior sonho naquela época é justamente ser o que ela se tornou hoje. Seu primeiro emprego já foi como educadora, chegou a cursar técnico em enfermagem, e quatro períodos de Ciências Contábeis. Iniciou letras e embora tivesse gostado do curso, teve que optar entre trabalhar e estudar, então deu início ao curso de Pedagogia que foi onde se encontrou como profissional.


Henning Hauan, José Antônio e Hábinye Saphira são os três filhos de Neguinha, os dois homens frutos do primeiro casamento e a menina do segundo. Como a educadora sempre trabalhou por três turnos e até em cidades diferentes, as crianças ficavam nos cuidados de uma pessoa de confiança que era paga para ficar com eles. Mas mesmo trabalhando muito, a diretora sempre compensou a ausência nos momentos que tinha para ficar com eles.



Além de Josenilda, seus pais tiveram mais quatro filhos sendo ela a mais nova das mulheres. Até hoje a união dos irmãos prevalece e sempre se ajudam em meio as dificuldades. Já herdada dos pais, Neguinha tem a fé como base de sua vida e foi nela que se apoiou em meios às dificuldades. Inclusive sua alegria chegou a ser questionada por seus alunos, mas seu maior segredo sempre foi entregar tudo nas mãos de Deus.


Um dos momentos que mais tocou a professora foi no dia que sua mãe veio a falecer, e mesmo assim, sua fé foi o que a consolou e lhe deu forças para ser o apoio da família. Assim também foi no dia do falecimento de seu pai. Neguinha tinha marcado de buscar o pai no dia seguinte para levá-lo para passear, mas quando chegou já o encontrou sem vida.



Atualmente, Josenilda Almeida é diretora da Escola Cidadã Integral Deputado Genival Matias onde faz parte da equipe docente há quase 32 anos. Em sua gestão, a diretora tenta fazer o que ela queria que tivessem feito enquanto era apenas a professora, sempre procura dar apoio aos professores, funcionários e alunos. Fazendo com que a escola seja destaque na região.





Embora a luta por uma educação de qualidade seja repleta de desafios, Josenilda tem orgulho de ser reconhecida e quer ser lembrada como “Neguinha professora”, a profissão que ela viveu durante a maior parte de sua vida, que a levou a conhecer outros países, sustentar a família, e realizar sonhos. Uma profissão que é realizada com amor e que levou o seu filho mais velho a seguir os mesmos passos. Josenilda é mais uma das tantas pessoas que lutam na educação pelo futuro da juventude.

 

FICHA TÉCNICA

Fotografia e reportagem: Daiane Ramos e Aparecida Silva

Monitoria: Oma Roxana

Supervisão editorial: Rostand Melo

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page