top of page

Festa do Artesanato Movimenta Cultura e Economia em Lagoa seca

  • coletivof8noite
  • há 14 horas
  • 6 min de leitura
Artesãs trabalhando. Foto: Givanilda Lourenço
Artesãs trabalhando. Foto: Givanilda Lourenço

Lagoa Seca, situada no Agreste Paraibano e a apenas 7 km de Campina Grande, integra a Região Metropolitana e reúne cerca de 27.730 habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Atualmente, a cidade tem se destacado com a tradicional Festa do Artesanato, criada para valorizar a identidade cultural do município e promover a produção artesanal, fortalecendo o trabalho dos criadores locais e evidenciando suas tradições, a iniciativa foi idealizada pelo atual deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB), quando ainda exercia o cargo de prefeito. 


O evento pela primeira vez terá seis dias de programação ocorrendo de 2 a 7 de dezembro no Estádio Municipal Francisco Luiz de Sena (Titão) e contará com a participação de 112 artesãos organizados em 21 tipologias, distribuídas em 21 estandes de tamanhos diferentes.


Foto: Givanilda Lourenço
Foto: Givanilda Lourenço

Em sua 6ª edição, o encontro tornou-se um importante espaço de criação, aprendizado e divulgação da cultura local. Para Lucicleide Nascimento, coordenadora de Artesanato, o evento funciona como uma vitrine para os profissionais da área, possibilitando a venda direta, o recebimento de encomendas após a exposição e a ampliação da visibilidade de seus trabalhos. Dessa forma, contribui para movimentar a economia criativa do município no segmento artesanal.


Além de valorizar o artesanato do município, a festa contará com shows de artistas regionais destacando também os talentos da terra, como Adriano Ezequiel e Jefferson Arretado, além de apresentações religiosas.


O cantor Adriano Ezequiel participa da Festa do Artesanato desde a primeira edição. Com 23 anos de carreira, ele destaca o evento como uma importante vitrine para artistas e artesãos locais e afirma que tocar “em casa” aumenta a alegria e a responsabilidade. Inspirado por Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Flávio José, Adriano garante um show especial no dia 4 de dezembro e convida o público a prestigiar a festa.


Adriano Ezequiel, artista de Lagoa Seca, é destaque na programação de 04 de dezembro. Foto: Givanilda Lourenço
Adriano Ezequiel, artista de Lagoa Seca, é destaque na programação de 04 de dezembro. Foto: Givanilda Lourenço

Concurso Musa do Artesanato e Desfile dos Artesãos


Este ano o tema do salão é “Coração Nordestino: entre cores, fios e história”. Para compor a programação foram realizadas oficinas coletivas, assinadas pelo estilista Paulo Victor Lima, com o intuito de produzir as roupas para o concurso Musa do Artesanato e o desfile dos artesãos, usando materiais doados por uma empresa local.  O desfile tem formato de cordel homenageando 20 personagens anônimos da cidade. O concurso foi realizado no último sábado (29), antecedendo as festividades musicais e a abertura do Salão, que começam em 2 de dezembro.


Segundo Paulo Victor, transformar o trabalho dos artesãos em looks de passarela é falar sobre generosidade, concepção e ressignificação. Ele destaca que “o artesanato chega na nossa vida como momento de cura, aqui foi uma cura coletiva, baseada na troca de experiência”.


“ Em todos os trabalhos que elas façam, aprendam que elas têm nome e CPF, porque participar de um projeto como esse não é só sobre citar o artesanato como algo amplo; aqui estamos falando sobre arte, e um artista tem que respeitar o outro”.

O evento também promove o concurso Musa do Artesanato, que nesta edição reúne nove jovens de 16 a 27 anos, moradoras da zona urbana e rural do município. Romero Silva técnico de Cultura, afirma que o objetivo do concurso é valorizar a beleza das lagoa-sequenses e fortalecer a tradição artesanal, um dos pilares da cultura local.


A participante Sophia Nascimento Santos, de 18 anos, destaca que o evento valoriza a cultura local e fortalece a economia por meio da exposição do artesanato. Incentivada pela família, ela vê sua participação como uma oportunidade de viver algo novo, já que sempre foi mais reservada.


Fortalecimento da Economia Local


Edição 2024 – Foto: Comunicação Institucional da Prefeitura de Lagoa Seca
Edição 2024 – Foto: Comunicação Institucional da Prefeitura de Lagoa Seca

Além da valorização cultural, a festa também movimenta a economia, gerando oportunidades para artesãos e comerciantes da região. A cidade conta com o centro de Artes, tendo como responsável a artesã Vanessa Santos Silva, que afirma que o espaço é uma vitrine e ponto de venda e exposição do artesanato da região, com diversas tipologias no qual se destacam algumas como a madeira, croché, estopa, tricô, funcionando de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 12h e das 14h às 17h.


Conforme Vanessa o espaço tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Lagoa Seca visando valorizar os artesãos oferecendo um espaço para expor seus trabalhos e gerar renda. Embora a região conte com mais de 200 artesãos, o Centro reúne cerca de 70 deles entre jovens e idosos que mantêm a originalidade em cada peça produzida, Vanessa reforça: “Venham conhecer nossa Lagoa Seca e se encantar com o nosso artesanato, gastronomia, música e fé”.


O assessor técnico de Cultura, Romero Silva, explica que em 2024, mais de 70 artesãos participaram da festa, contando com 37 estandes gratuitos, o que facilita a entrada e aumenta o lucro com vendas.


A artesã Zélia Maria de Oliveira, trabalha com artesanato há mais de 50 anos e afirma que o maior desafio é vender para o público local e considera que a Festa do Artesanato é “maravilhosa”, garantindo visibilidade, encomendas e grande movimento de visitantes. Afirma que” o artesanato é tudo para mim se um dia parar não sei o que vai acontecer”.


 Foi através do crochê e do ponto cruz que me curei de uma depressão. Se não fosse o artesanato, eu acredito que não estaria aqui”.

Já a artesã Gracilene Farias que começou no artesanato aos 14 anos, inspirada por uma artesã local, vê a Festa do Artesanato como uma oportunidade de divulgar seu trabalho além de familiares e colega e destaca Foi através do crochê e do ponto cruz que me curei de uma depressão. Se não fosse o artesanato, eu acredito que não estaria aqui”. Seus trabalhos favoritos são enxovais de bebê em ponto cruz e convida o público para prestigiar a Festa do Artesanato, conhecer os artistas locais e levar uma peça para casa.


Ana Maria do Nascimento Luna trabalha com artesanato desde a infância, quando encontrou na prática uma forma de superar a depressão. Ao longo dos anos foi se aperfeiçoando em acessórios de crochê como bolsas, colares e brincos. Ela vê a criação como “uma fonte de paz e tranquilidade”. Participante da Festa do Artesanato há três anos, considera o evento essencial para divulgar seu trabalho e aumentar a renda, especialmente pelas encomendas de outras cidades. Sua peça preferida é a bolsa, que simboliza “leveza e empoderamento feminino”. Ana Maria convida o público a prestigiar o Salão e reforça: “os artesãos são os protagonistas da festa”.


Artesanato movimenta a economia de Lagoa Seca e dá visibilidade ao trabalho de seus profissionais.


Emanuela Jerônimo atua na área de beleza há mais de 25 anos e destaca que a Festa do Artesanato movimenta o comércio local, aumenta o fluxo de clientes e contribui para o faturamento do salão. “O evento ajuda a divulgar e valorizar os serviços locais. Durante a festa, ajustamos horários e reforçamos a equipe para manter a qualidade no atendimento”, afirma. Este ano, segundo ela, o evento se destacou pelo público diversificado, incluindo celebrações religiosas católicas e evangélicas, o que deu uma nota a mais à festa.


Daniele Anacleto Alves de Amaral participa da Festa do Artesanato há dois anos, expondo seus produtos no estande. Segundo ela, no ano passado ofereceu bebidas e salgados, e neste ano inclui bebidas e espetinhos de carne. A participante afirma que o evento impulsiona seu negócio, gerando um grande avanço econômico e movimentando o comércio da cidade.


A Prefeitura estabelece como meta para a edição de 2025 realizar ‘a maior edição já vista em Lagoa Seca’, indicando grande expectativa de público e afirma que todos os procedimentos de segurança serão adotados dentro dos parâmetros legais, incluindo segurança privada, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e uso de detectores de metais.


Confira mais imagens no slideshow:



A festa promete shows, artesanato e cultura local, com entrada gratuita uma oportunidade de conhecer e se encantar com a criatividade e a cultura do município.


Programação da Festa do artesanato 2025:


 2 de dezembro (terça-feira):

 

  • Marcos  Freire

 

3 de dezembro (Quarta-feira):

 

  • Padre Nilson Nunes

 

4 de dezembro (Quinta-feira):

 

  • Seu Desejo

  •  Adriano Ezequiel

  • Eliane

 

5 de dezembro ( sexta-feira):

 

  •   Taty Girl

  • Japãozin

  • Fabiano Guimarães

          

6 de dezembro ( sábado):

 

  • Natanzinho Lima

  • Samya Maia

  •   Daniel Rey

 

7 de dezembro (domingo):

 

  • Xand Avião

  • Jefferson Arretado

  • Gegê Bismarck


Edição 2024 – Foto: Comunicação Institucional da Prefeitura de Lagoa Seca.
Edição 2024 – Foto: Comunicação Institucional da Prefeitura de Lagoa Seca.

EXPIDIENTE:

Reportagem, redação e fotografia: Givanilda Lourenço

Supervisão editorial: Rostand Melo 



2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Larissa Ferreira
há 12 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Incrível a matéria, parabéns 👏🏽

Curtir

Vanessa santos
há 14 horas
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Foi um prazer recebe-la, agradecendo por ter vindo conhecer nossa cultura local !

Curtir
bottom of page