• Thaís Alves, Sara Silva, Rodrigo Silva

Mulher, Resistir Sempre! Exemplo de Margarida Maria Alves


Março foi o mês da mulher e, em comemoração, alguns estudantes da UEPB sob a coordenação da Professora Lígia Pereira realizaram a primeira edição do evento "Mulher: resistir sempre", que homenageou, além de muitas outras mulheres, a agricultora e sindicalista de Alagoa Nova, Margarida Maria Alves. Os estudantes contaram com a participação do grupo teatral DenunciArt, que encenou a vida e a participação efetiva dessa grande mulher no sindicalismo. Organizada por cerca de 20 pessoas, a exposição de banners e a peça teatral também foram apresentadas na cidade de Lagoa Seca, no Campus II da UEPB na quarta-feira (27). Levar o conhecimento acerca da história de Margarida Maria Alves e de outras mulheres de uma maneira dinâmica é a principal expectativa dos organizadores. De acordo com Lany, a apresentação nas Universidades também pretendia promover a causa, que não recebe ajuda de nenhum órgão. "Partiu da ideia da gente conhecer pessoas", disse.


O grupo de teatro começou no ano passado, apresentando peças em aulas e mostras da UEPB. Os participantes, que revezam as funções entre atores, roteiristas e diretores, fazem parte de diversos cursos diferentes e ainda não têm uma plataforma digital para expor os seus trabalhos, mas pretendem iniciar a sua vida nas mídias digitais em breve. De acordo com uma das organizadoras, Lany Cavalcanti, a ideia do grupo é denunciar a realidade social através de peças teatrais. O DenunciArt começou a atuar para a apresentação de um trabalho sobre a crise no Japão, após isso, o grupo foi convidado para apresentar uma peça sobre imigração - que também contou com exposição no hall da CIAc - e este foi seu terceiro trabalho.

O evento durou o dia inteiro na CIAc, mas a peça só foi exibida uma única vez à noite. No Campus II, a exposição e peça tomaram a tarde da quarta-feira. Não há nenhum fim lucrativo e todos puderam prestigiar.



FICHA TÉCNICA

Texto: Sara Silva e Rodrigo Silva.

Fotografia: Thaís Alves.

Edição: Thaís Alves.

Agradecimentos: Professora Lígia Pereira e Lany Cavalcanti.

#mulher #uepb #exposiçãofotográfica #sindicalismo #história #paraiba

0 visualização

Supervisão Editorial: 

Rostand Melo (DRT-PB 2717)

coletivof8.foto@gmail.com

Projeto de extensão - cota 2019/2020

Edital nº 02/2019 - PROEX/UEPB 

Decom2.png

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados

Logo Coletivo F8 criada por: Alexandre César.

© 2018-2020 Coletivo F8

Todos os direitos reservados