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  • Por Raiane Dantas, Altaline Oliveira

Anos dourados: Tendências fashionistas da década de 1950



A década de 1950 é conhecida pela expressão “anos dourados”, devido à prosperidade econômica, à consolidação da televisão e a “idade do ouro” do cinema. O campo da moda também foi um grande atrativo deste momento, cujas tendências fashionistas foram majoritariamente caracterizadas pela adesão ao glamour – por meio de peças que exaltavam a feminilidade.


Esta era foi considerada o ápice da alta-costura, que foi solidificada a partir do crescimento do segmento da moda, que contava com o apogeu de marcas renomadas e o surgimento de múltiplas carreiras na área. É esse clima de glamour e personalidade que inspiram esse editorial de moda, onde as estampas de bolinhas, tão características da época, predominam nos looks. A fotógrafa Ester Vasconcelos vai para a frente das câmeras para protagonizar o editorial.

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Entre os estilistas mais influentes da época, podemos mencionar: Coco Chanel, Christian Dior, Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy e Pierre Balmain.


Os anos de ouro foram marcados pela ascensão de várias personalidades, que receberam a atenção do cenário midiático e foram consolidadas no imaginário popular. Entre estas, algumas figuras como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe também foram vistas como referências de estilo e tornaram-se verdadeiros símbolos da época, que posaram para as capas das mais relevantes revistas de moda, como a Vogue.


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Os ensaios fotográficos continham poses divertidas ou elegantes e as expressões faciais eram um tanto caricatas, geralmente expressando surpresa.


As peças mais recorrentes incluíam: vestidos rodados, jaquetas, saias até a altura do tornozelo, calças de cintura alta e roupas que delineavam a silhueta e marcavam a cintura. Calçados de salto, como o salto agulha, eram indispensáveis na composição dos looks, que estavam sempre acompanhados por acessórios: os chapéus, as luvas e as joias simbolizavam charme e elegância para as mulheres da época.





 

Ficha Técnica:

Texto: Maria Eduarda Xavier

Monitoria: Willy Araújo

Supervisão Editorial: Rostand Melo


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