top of page
  • Carlos Lima, Renata Ildefonso e Wanessa Ferreira

Moda Center: O maior centro atacadista de confecções do Brasil

Atualizado: 8 de set. de 2020


O Moda Center Santa Cruz, localizado na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, é reconhecido como o maior centro atacadista de confecções do Brasil. Composto por um estacionamento onde comporta em média de 6 mil veículos, também possui uma praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes e concentra hotéis no entorno do empreendimento. As lojas e boxes são divididos por cores e com roupas e acessórios nos estilos de infantil a adulto.

Em conversa com os comerciantes buscamos, durante a reportagem, conhecer melhor o cotidiano do trabalho dos feirantes. As feiras costumam ocorrer de segunda a terça, e nos domingos nos meses de maiores atividades.


Durante os outros dias da semana fica bastante vago, então os vendedores se organizam para permanecer em seus pontos comerciais a fim receber as novas mercadorias vindas de fábrica, que são confeccionadas durante a semana. E quando os próprios comerciantes querem obter um lucro maior, eles mesmos confeccionam suas roupas para vender.


Os meses de maio, junho, novembro e dezembro são os períodos de maior movimentação e com maior lucro para os feirantes. Em meses de lucros menores e de pouco movimento começam nas segundas são estendidas até o meio dia, sendo este o dia que mais compensa aos feirantes. Passando deste horário o fluxo de pessoas costuma diminuir pois elas chegam cedo garantindo as melhores peças.

Quando foram inaugurados os primeiros pontos comerciais do Moda Center, os lojistas eram diferenciados por meio dos boxes e lojas. Eram os proprietários que tinham a tarefa maior na limpeza, pintura e personalização. Alguns feirantes também alugavam os pontos comerciais. Todos, proprietários ou inquilinos, pagam mensalmente uma taxa no valor de R$ 162,00 mensais.

POEIRÃO

Uma área externa do Moda Center também serve de ponto comercial. É o chamado “Poeirão”, como é popularmente conhecido pela realização de feiras antigamente feitas na areia, onde a poeria levantava com a movimentação frenética de vendedores e consumidores. Atualmente a poeira está só no apelido do lugar, que já está com seu calcamento feito.

 

FICHA TÉCNICA

Edição de texto: Wanessa Ferreira Fotografia e reportagem: Renata Ildefonso Pós produção e edição: Carlos Lima Monitoria: Joyce Lima Supervisão Editorial: Rostand Melo

Agradecemos ao professor Rostand Melo por nos ter proposto e lançado o desafio de uma atividade muito produtiva em ambos os sentidos.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page