top of page

Crescer 2026 acontece em novo local e deve reunir mais de 80 mil pessoas

  • coletivof8noite
  • há 2 horas
  • 4 min de leitura

Imagem cedida pela Comunidade São Pio X, fotógrafo: Leonardo Silva
Imagem cedida pela Comunidade São Pio X, fotógrafo: Leonardo Silva

Com expectativa de público superior a 80 mil pessoas, o Encontro Nacional da Família Católica – Crescer 2026 será realizado em um novo espaço: o Centro de Convenções de Campina Grande. O evento começa nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, e promete ampliar ainda mais sua estrutura e programação.


Criado em 1997, em Campina Grande (PB), a partir de um discernimento em oração liderada pelo fundador da Comunidade de São Pio X Antônio Lucena, o Crescer nasceu como uma alternativa de espiritualidade para católicos durante o Carnaval. Inspirado no versículo bíblico “Crescer na graça e no conhecimento do Senhor”, o encontro surgiu com a proposta de oferecer um retiro voltado à evangelização, oração e formação cristã.


A primeira edição foi realizada nos dias 9 e 10 de fevereiro de 1997, no Colégio das Damas. Em 1998, foi realizado novamente no mesmo local. Em 1999, não aconteceu devido a dificuldades financeiras. Retomado em 2000, no Spazzio, com o tema “Chamados à Santidade!”, o evento continuou crescendo e, a partir de 2002, passou a ser realizado no Clube Campestre.


Em 2009, na 12ª edição, adotou oficialmente a temática da família, que ganhou grande repercussão na Igreja. Três anos depois, na 15ª edição, passou a se chamar Encontro da Família Católica, ampliando seu alcance e recebendo caravanas de diversos estados


Reconhecimento oficial


O Crescer ganhou reconhecimento oficial nos calendários municipal (Decreto nº 3.237-A/2006) e paraibano (Lei nº 8.182/2007), além de ser incluído no Calendário Nacional do Turismo Religioso, consolidando a cidade como referência em fé, acolhimento e espiritualidade para os católicos durante o Carnaval.


A inclusão nacional foi proposta pela deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), autora do Projeto de Lei 756/2025, que destaca Campina Grande como o município que mais reúne famílias católicas no período e o Crescer como o principal evento de turismo religioso do país. Thiago Marques, assessor da Comunidade São Pio X, diz que “ a conquista representa um marco histórico que fortalece a cidade não apenas espiritualmente, mas também cultural, social e economicamente”.


Estrutura ampliada em 2026

Foto: Claudinês Araujo
Foto: Claudinês Araujo

Para a edição de 2026, a organização prepara sete grandes espaços simultâneos de programação, ampliação da ExpoFamília, maior integração das atividades voltadas para crianças e jovens e reforço na logística de acesso.


A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória no site oficial. Também é possível participar por meio de caravanas organizadas por paróquias de Campina Grande, do distrito de São José da Mata e de outros estados.


O tema deste ano, “Minha Família é uma Bênção”, será celebrado com a participação de convidados especiais, entre eles o padre Chrystian Shankar, que lançará o livro Corte o Mal pela Raiz; as religiosas irmã Raquel e Maria Joana, do Instituto Hesed; o Bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos; o palestrante internacional Anthony Feola, da Arquidiocese de Detroit (EUA); além do cantor William Sanfona, que fará a gravação do DVD Cantando para Deus, entre outros.


A abertura contará com a gravação do DVD do cantor William Sanfona, conhecido pelos louvores em ritmo de forró. Segundo ele, o projeto Cantando para Deus nasceu para alcançar pessoas distantes da fé e hoje já se tornou um verdadeiro acontecimento.


A escolha do Crescer para a gravação ocorreu após a participação do cantor na edição de 2025. “Fiquei impressionado com a espiritualidade do evento. Em oração e discernimento senti que seria o lugar ideal”, afirma. Entre os convidados confirmados estão Padre Alessandro Campos, Thiago Brado, Eliana Ribeiro, Adriana Arydes, Teto Fonseca, Ana Clara e Ítalo, Juarez Cantor,  Mike Oliveira, Santana o Cantador, Guilherme Dantas e Luan Estilizado.


Segundo o bispo da Diocese de Campina Grande Dom Dulcênio Fontes de Matos, “o Crescer é uma importante obra de evangelização voltada às famílias, especialmente por acontecer durante o período do Carnaval, oferecendo um espaço de fé, oração e comunhão. Ao longo dos anos, o encontro tem sido sinal da presença de Deus na vida de muitos participantes, fortalecendo a vivência cristã, o vínculo com a Igreja e o amadurecimento da  fé. O Crescer se apresenta como uma porta de encontro com Deus, consigo mesmo e com os irmãos, especialmente entre as famílias, e o convite que a Igreja faz é simples e profundo: abrir o coração e permitir-se encontrar com Deus", afirmou.


Testemunho de fé


“Não desistam. Todos enfrentamos dificuldades e, às vezes, parece que Deus nos esqueceu, mas o tempo Dele é diferente do nosso. Nunca perca a fé ou a esperança. Nem tudo o que queremos é bom para nós, mas Deus sabe o que é melhor. Se você está esperando uma bênção, confie: o que for bom, Ele realizará. ”
Foto:@biafoto_grafia
Foto:@biafoto_grafia

O casal Tamires Oliveira Nascimento e Breno Custódio Correia compartilha o testemunho de fé vivido a partir da experiência no Crescer.


“Existe uma pessoa antes e outra depois de participar do evento. Quando você participa pela primeira vez, certamente será surpreendido, tocado e mexido por Deus. É realmente um encontro pessoal com Ele”, afirma.


"Desde 2023, sonhávamos em engravidar. No Crescer 2024, durante a oração do Padre Chrystian Shankar, ele abençoou os ventres das mulheres, inclusive das que achavam não poder engravidar, e sentimos profundamente que aquela bênção nos alcançaria”, conta Tamires.


O casal escolheu o nome Joseph, forma hebraica de José, em homenagem a São José. Desde cedo, Joseph Bryan Oliveira Custódio é educado na fé católica, participando de orações e missas.


“Não desistam. Todos enfrentamos dificuldades e, às vezes, parece que Deus nos esqueceu, mas o tempo Dele é diferente do nosso. Nunca perca a fé ou a esperança. Nem tudo o que queremos é bom para nós, mas Deus sabe o que é melhor. Se você está esperando uma bênção, confie: o que for bom, Ele realizará. ” Aconselham.



Imagem cedida pela Comunidade São Pio X, fotógrafo: Leonardo Silva
Imagem cedida pela Comunidade São Pio X, fotógrafo: Leonardo Silva

O Crescer é uma oportunidade de silenciar, rezar, reencontrar Deus e fortalecer os laços familiares em um ambiente de paz e comunhão. Eventos como este mostram como a fé transforma vidas e aproxima famílias. A programação completa está disponível no site oficial do evento.


Confira mais imagens no slideshow:


EXPEDIENTE:

Reportagem e fotografia: Givanilda Lourenço, Claudinês Araújo

Fotografias das edições anteriores: Leonardo Silva e Arquivo Comunidade Pio X

Supervisão editorial: Rostand Melo 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page