top of page
  • SIMONE FERREIRA TEIXEIRA

Mara: uma história de superação e conquista nos corredores da UEPB



Foto: Maycon Viana

Mulher forte, independente e batalhadora. Mara representa a força feminina de tantas brasileiras que enfrentam os vários desafios de ser mulher no nosso país. Natural de Campina Grande, Paraíba, ela tem 31 anos e foi mãe solo logo cedo. Trabalha como auxiliar de limpeza na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. Lucimara, popularmente conhecida como Mara pelos seus colegas de trabalho, esbanja alegria e orgulho pela profissão exercida, com toda modéstia, simpatia e alegria, mostra o quanto é importante seguir em frente em meio às lutas diárias da vida.


Mara nos conta um pouco de sua trajetória e relata que começou a trabalhar desde muito cedo. Aos seus 11 anos já começava a vida trabalhando como doméstica em casas de família e nos afirma que não foi fácil lidar com as circunstâncias da vida desde a sua infância. Durante muitos anos, ao longo da vida, trabalhou como doméstica, mas em seu percurso enfrentou várias áreas de trabalho. Já exerceu a profissão de operadora de caixa em lanchonete, faxineira e até panfletista nos sinais.






Uma mulher forte e verdadeiramente guerreira, que enfrenta o que for para alcançar os seus objetivos e dar o melhor para suas filhas. Mara foi mãe muito cedo. Ela nos conta que aos 17 anos engravidou da sua primeira filha, que hoje está com 11 anos. Com o passar do tempo, engravidou de sua segunda filha, que hoje está com 6 anos.


Mara é o retrato de muitas mulheres espalhadas por esse Brasil, mulheres que lutam e dão o seu melhor para dar uma vida de qualidade para os seu filhos, mulheres que exercem em muitos casos o papel de pai e mãe, onde são vítimas de um país em que o número de abandono paterno é elevado, mas que não baixam a cabeça e mostram que são capazes de enfrentar tudo para ter uma vida digna, com respeito e coragem.



Foto: Simone Ferreira

Lucimara exerce sua profissão com prazer e muito orgulho, onde é acolhida pelos seus colegas de trabalho e respeitada pelos alunos da universidade. Mara é sinônimo de otimismo, alegria e simplicidade, figura feminina poderosa que emana energias positivas por onde passa. Mara nos deixa a mensagem de uma mulher menina que em meio às dificuldades de sua trajetória, nunca deixou de ter esperança na vida e de ter um coração bondoso para com o próximo.


Confira a seguir mais imagens desse perfil:


 

FICHA TÉCNICA

Reportagem e fotografia: Maycon Viana, Rafaela Laureano, Simone Ferreira

Supervisão editorial: Rostand Melo

Ensaio realizado em 14 de julho de 2022.

36 visualizações0 comentário

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe
bottom of page