top of page
  • Rafaela Ferreira

“Com humildade, o universo conspira a favor”: a influência de Samara Nunes


Foto: Aline Raquelle

A atividade conhecida como marketing de influência não é recente. Já no século XIX, marcas americanas começaram a contratar celebridades para fazer anúncios de seus produtos. Com base nessa ideia de exercer influência, vivemos hoje uma efervescência de produtores de conteúdos digitais, sobre os mais diversos assuntos, em busca de seguidores e de reconhecimento como influenciador ou influenciadora digital.


Natural de Boqueirão-PB, Samara Caroline Nunes da Silva (24), adentrou nessa área em 2017. Seu conteúdo inicial consistia em vídeos referentes a transição capilar, publicando sobre produtos específicos para cachos e cuidados com as madeixas. A recepção foi positiva e o público passou a pedir mais dicas. Assim, ela seguiu compartilhando conteúdos sobre beleza, maquiagem e seu dia a dia.


Publicando seu lifestyle e falando sobre a fase que passava com seu cabelo, Samara não esperava ter tanto reconhecimento por parte dos moradores de sua cidade “Eu nunca me intitulei blogueira, as pessoas da minha cidade me intitularam".


Foi quando teve seu primeiro "recebido" que Samara percebeu que aquilo estava se tornando profissional. “Quando a gente começa na internet, como muitas influenciadoras, blogueiras, o primeiro recebido é um impacto.” Quando as lojas começaram a convidá-la para fazer parcerias, percebeu que as pessoas estavam começando a ver seu trabalho, e pensou: “isso aqui já precisa começar a ser profissional”.


Foto: Denise Bezerra

O reconhecimento por parte da população de Boqueirão se tornou sua maior motivação para continuar. E que bom que continuou! A blogueira tem hoje em suas redes sociais mais de 10,4 mil seguidores no Instagram. Mas, trabalhar com tamanha exposição tem seus contrapontos. Em sua trajetória, aconteceram sim momentos marcantes com coisas boas e também as críticas.


Com Samara o foco das críticas foram os cabelos. Comentários maldosos como: "esse cabelo é feio para você", "mulher se toca! tú é mais bonita com cabelo liso" se tornaram recorrentes. A influenciadora chegou a duvidar da sua autoestima:


“Meu Deus porquê? Eu tô me olhando, tô me gostando com meu cabelo assim, porque eu tô sendo criticada por isso, se eu tô assumindo quem eu sou de verdade”.

Logo, viu que todos os influenciadores passam por isso e começou a entender: "se eu estou sendo tão criticada é porque está sendo bom, eu vi como algo bom e isso me fez dar continuidade".


No decorrer da sua carreira, nem sempre encontrou apoio dos pais, que consideravam o trabalho pouco rentável. Viam a atividade como um divertimento. Mas, depois que perceberam os convites, recebidos e uma grande relação com o setor de Campina Grande-PB, eles começaram a ver que a filha tinha como desenvolver um trabalho profissional como produtora de conteúdo digital.


Ao falar em competividade, Samara afirma ser uma área acirrada. Atualmente, a blogueira mora em Campina Grande onde tenta obter reconhecimento como influencer. Em 2022, trabalhou com divulgação no São João da cidade e ressaltou que existe competitividade, mas ressalta seu olhar otimistas sobre isso: “O sol nasce para todos, todos tem espaço".


Para se destacar, o networking é muito importante, ter noção de qual público deseja atingir e ter um objetivo, são as dicas que ela dá para quem está começando. ''E claro, tem que ter humildade, óbvio, pois, quando você tem humildade, de certo modo, o universo conspira ainda mais, para ir além'', afirma Samara.


Confira mais fotos no slideshow


Atualmente Samara cursa o 5° período do curso de Publicidade e Propaganda em uma faculdade particular em Campina Grande, a CESREI, e reconhece: "eu preciso agregar algo de grande valor e mais reconhecimento para o meu profissionalismo". Ela acredita que se trata de um campo de conhecimento capaz de agregar à carreira que tanto investe em solidificar.


Samara segue com foco, objetivo, determinação, e sobretudo, como gosta de destacar, humildade. Ocupando os espaços que lhe cabe, e como o sol nasce sim para todos, é sob o sol que ela continuará seguindo em busca de oportunidades e sonhos, seja como publicitária ou influenciadora.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e edição: Joyce, Rafaela e Ruth

Maquiagem: Jackson Sousa

Monitoria: Ester Bezerra

Supervisão editorial: Ada Guedes e Rostand Melo

246 visualizações5 comentários

5 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Sep 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Show👏👏

Like

Guest
Sep 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

👏🏼👏🏼

Like

Guest
Sep 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

😍

Like

Guest
Sep 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Conteúdo excelente, sobre uma profissional incrível! Parabéns a toda equipe!

Like

Guest
Sep 04, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

perfeito!

Like
bottom of page